Blog

Ração para aves - Análises e equipamentos

análise,equipamentos,ração,aves,tecnal

Preparação de amostra

Divisão ou quarteamento de grãos visando obter amostras homogêneas, quarteador modelo R-TE-064 e R-TE-066.
Pesagem de amostras e reagentes: balança semi-analítica, modelo SHI-UX-620H, balança de precisão, modelo SHI-BL-3200H e balança analítica, modelo SHI-AUY-220.


Moagem: utilizado no preparo de amostras ou homogeneização. Recomenda-se o moinho multiuso, modelo TE-631/4, com sistema de refrigeração que evita a degradação de amostras termossensíveis. Outra opção é o moinho tecmill, modelo R-TE-633.


Preparos básicos

Secagem de vidrarias e materiais: deve ser utilizada a estufa de secagem e esterilização, modelo TE-393/80L ou TE-393/180L.


Qualidade da água: a água utilizada para a análise deve ser livre de impurezas orgânicas e inorgânicas. Como destiladores, pode-se utilizar os modelos TE-1782 e TE-17823, que é um bidestilador, que destila a água duas vezes para uma melhor qualidade; o modelo TE-2801 é um destilador de água tipo pilsen. Há a opção também de osmose reversa, modelo R-TE-4007/20.


Análises

Determinação de umidade para grãos (critério de aceite de matéria-prima na recepção de grãos): medidor portátil de umidade de grãos, modelo DRA-TwistGrain Pro.


Análise qualitativa de micotoxinas: as micotoxinas são metabólitos tóxicos secundários produzidos por fungos e estão presentes em grãos, sendo a aflatoxina uma importante representante desse grupo. A análise pode ser feita utilizando a câmara escura com lâmpada ultravioleta, modelo R-TE-540LUV ou câmara escura com lâmpada ultravioleta/bactericida, modelo R-TE-540LUB.


Índice de peróxidos: utilizado para medir o estado de oxidação de óleos e gorduras, pois os peróxidos são os primeiros compostos formados quando uma gordura se deteriora. Devido à sua ação oxidante, os peróxidos, formados no início da rancificação, atuam sobre o iodeto de potássio, liberando iodo que será titulado com tiossulfato de sódio, em presença de amido como indicador.

Acidez: indica a deterioração pela presença de ácidos graxos livres, liberados pela quebra das moléculas, avaliando o estado de conservação do produto.

O índice de peróxido e acidez são determinados por titulação, utilizando balança analítica, bureta digital e agitador magnético com aquecimento, modelo TE-0854. O titulador potenciométrico, modelo KEM-AT-710S também pode ser utilizado no lugar da bureta.


Matéria seca (MS) e umidade: determinada por gravimetria aplicada para matéria-prima de origem animal e vegetal. Os equipamentos utilizados são: estufa com circulação e renovação de ar, modelo TE-394/2-MP, balança analítica, dessecador a vácuo, modelo TE-3950/1, bomba de vácuo, modelo TE-0581 para uso no dessecador.


Proteína bruta (PB): o teor de nitrogênio é determinado pelo método Kjeldahl, multiplicando o conteúdo de proteína obtido pelo teor de N, que equivale 6,25. O fator 6,25 (ou 100/16) é devido à proteína dos alimentos conter, em média, 16% de N. O princípio do método baseia-se em três etapas: digestão, destilação e titulação. Para digestão, é possível utilizar o bloco digestor micro, modelo TE-040/25 ou TE-041/25 ou macro, modelo TE-008/50-04 ou TE-005/50-04, com utilização da galeria exaustora. Para neutralização de gases e vapores da digestão, pode ser utilizado o scrubber, modelo TE-152. A destilação é realizada no destilador de nitrogênio, modelo TE-0364 e TE-0365/1 ou no destilador de nitrogênio automático, modelo TE-0366.


Extrato Etéreo (EE): também denominado de gordura bruta, compreende a fração do alimento que é insolúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos. A determinação do EE é realizada pelo método de Soxhlet, com extração de solvente a quente de modo intermitente, utilizando a bateria de extração tipo Sebelin/Soxhlet, modelo TE-1881/6 ou pelo método de Goldfish, com extração de modo contínuo, utilizando-se o sistema para determinação de gordura, modelo TE-044-5/50 ou TE-044/8-50. Além disso, é necessário a utilização de estufa com circulação e renovação de ar, modelo TE-394/2-MP, balança analítica, dessecador a vácuo, modelo TE-3950/1, bomba de vácuo, modelo TE-0581 para uso no dessecador.


Fibra Bruta (FB): representa a fração dos carboidratos estruturais contidos no alimento, que apresentam a digestão lenta ou menos digestível, sendo composta principalmente de celulose com pequenas quantidades de lignina e hemicelulose, sendo a celulose a maior fração. Para a determinação dos teores de fibra bruta – FB, fibra detergente neutro – FDN (hemicelulose, celulose e lignina) e fibra detergente ácido – FDA (celulose e a lignina), é utilizado o determinador de fibra, modelo TE-149.


Para os equipamentos utilizados na determinação de extrato etéreo e fibra bruta pode ser utilizado em conjunto o banho termostatizado, modelo TE-2005. Caso sejam utilizados mais de um equipamento, é necessário a utilização de banhos com maior capacidade de refrigeração, como os modelos TE-183, TE-184 e TE-184/1. Para o destilador de nitrogênio, modelo TE-0364, deve ser utilizado o banho, modelo TE-184 ou superior, enquanto o modelo TE-0365/1, recomendamos o uso do modelo TE-184/1 ou superior.

 

Atividade de água: parâmetro importante para o controle de qualidade da matéria-prima e do produto final, pois quantifica a água livre disponível para reações químicas, bioquímicas e crescimento microbiológico. Para sua determinação, é utilizado o analisador de atividade de água nos modelos Swift, Touch e Master.


Material Mineral (MM) ou cinza: produto que se obtém por aquecimento de uma amostra em temperatura próxima à 550-570°C. Representa a riqueza em elementos minerais que permanecem após a queima da matéria orgânica. Para determinação, é utilizada a balança analítica, modelo SHI-AUY-220, mufla modelo W-Three e dessecador, modelo TE-3950/1.


A determinação de cálcio, magnésio, sódio, potássio, cobalto, cobre, zinco, ferro, manganês, níquel, cromo, cádmio e chumbo em ingredientes minerais e suas misturas, produtos ou subprodutos de origem animal e vegetal, rações e concentrados podem ser realizadas em espectrofotômetro de absorção atômica, modelo GBC-SAVANTAA.

Outra opção seria a utilização do espectrofotômetro de massas acoplado a plasma, modelo GBC-OPTIMASS 9500 para determinação de cálcio, magnésio, sódio, potássio, cobalto, cobre, zinco, ferro, manganês, fósforo, cádmio, arsênio, selênio, chumbo e cromo em ingredientes minerais e suas misturas, produtos ou subprodutos de origem animal e vegetal, rações e concentrados.


A amostra deve ser digerida previamente, utilizando chapa aquecedora ou por micro-ondas, modelos BER-XPERT+DAP60-OPC e BER-MICRO-ENTRY-DAP60K.


Os teores de fósforo solúvel e total também podem ser determinados utilizando um espectrofotômetro digital UV/VIS, modelo ESPEC-UV-5100.

Sobre a Tecnal

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação de serviços especializados e da disseminação do conhecimento. A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: Telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui.