Blog

Água, efluentes e resíduos: Análises laboratoriais são requisitos para atender as normativas

águas e efluentes

A qualidade e disponibilidade de água é uma preocupação atual e permanente, principalmente por se tratar de um recurso finito, exposto a contaminação. A disposição de efluentes domésticos e industriais em fontes hídricas, assim como a disposição de resíduos no meio ambiente, são fatores responsáveis em relação ao aumento da poluição e impacto ambiental.

O monitoramento dos padrões de qualidade das águas, dos efluentes e dos resíduos é realizado através de análises laboratoriais, através de parâmetros físicos, químicos e biológicos, sendo que os padrões de qualidade, definidos para disposição de efluentes e potabilidade de água para o abastecimento público, variam de acordo com as normativas e legislações de cada país ou região.

Algumas determinações devem ser realizadas no momento da coleta, através da utilização de equipamentos portáteis como: medidor de pH portátil (pH e Potencial Redox “Eh”); turbidímetro (turbidez); condutivímetro microprocessado portátil (condutividade elétrica); oxímetro (oxigênio dissolvido) e o clorímetro (cloro residual). 


 

A técnica de volumetria ou titulometria é utilizada para algumas determinações laboratoriais como cloreto, dureza total, demanda química de oxigênio (DQO), alcalinidade e demanda bioquímica de oxigênio (DBO) de água e efluentes, sendo necessário o uso de bureta digital ou titulador potenciométrico automático, além de outros equipamentos. Para DBO, deve ser utilizada uma Incubadora, ou ainda analisador de DQO, quando houver necessidade de avaliação desse parâmetro a campo.

 

Os elementos metálicos e semimetálicos podem ser determinados em espectrofotômetro de absorção atômica ou espectrofotômetro de emissão atômica que realiza análises multielementares. para quantificação de k e na, o equipamento mais utilizado é o fotômetro de chama, para determinação de fosfatos, sulfatos, sulfetos, fluoretos, nitratos, nitritos e qualquer metodologia colorimétrica, utiliza-se espectrofotômetro digital UV/VIS associado a um sistema de fluxo contínuo.

 

 O sistema para determinação de proteína macro é utilizado para determinação nitrogênio total (método Kjeldahl) para amostras de água e efluentes.

 

A determinação de óleos e graxas em efluentes pode ser feita através do método de “Soxhlet” utilizando a bateria de extração tiposebelin /Soxhlet ou pelo métodoGoldfish” sistema para determinação de gordura.

 

Os fenóis e cianetos são substâncias altamente tóxicas sendo de extrema importância sua determinação de maneira correta e em equipamentos específicos como o destilador de fenol e sistema de destilação de cianeto. Você pode encontrar detalhes dessas análises nos Applications Notes exclusivos sobre Cianeto e Fenol.

 

 

Os coliformes são microrganismos indicadores de poluição mais comumente encontrados em águas e efluentes, sendo os parâmetros biológicos mais analisados. A técnica de membrana filtrante é um método rápido e preciso, e para isso deve se utilizar o sistema de filtração, a estufa bacteriológica e o contador de colônias digital.

 

 A análise de sólidos é importante para o acompanhamento na eficiência dos sistemas de tratamento para águas naturais e residuárias. os métodos empregados para essa determinação de é o gravimétrico, utilizando-se balança analítica, forno mufla e a estufa com circulação e renovação de ar.


 

Para classificação de resíduos de acordo com a sua toxicidade (perigosos e não perigosos), deve ser utilizado o agitador rotativo para não voláteis para obtenção do extrato lixiviado, seguido da determinação da concentração de compostos não voláteis, como metais e pesticidas. Caso os resíduos contenham substâncias voláteis, é utilizado o extrator para voláteis sem espaço livre, ou seja, com o preenchimento total do frasco pela mistura do líquido extrator e da amostra, “Zero-Head Space Extraction Vessel” ZHE juntamente com agitador rotativo para extratores.

 

As análises realizadas, limites e concentrações permitidas variam de acordo com as normativas e legislações de cada país. Além disso, o tipo de análise a ser realizada é definida de acordo com o objetivo, entretanto, os procedimentos analíticos para as análises devem ser embasados em metodologias reconhecidas, com controle rigoroso da qualidade de seus processos, garantindo assim a confiabilidade e precisão nos resultados.

Preparamos um E-book exclusivo sobre Água, Efluentes e Resíduos, baixe nosso E-book e obtenha mais informações sobre as análises laboratoriais desse segmento. 


 

SOBRE A TECNAL

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação serviços especializados e da disseminação do conhecimento.

A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: pelo Telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail contato@tecnal.com.br ou pelo site clicando aqui.