Blog

FIBRA ALIMENTAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA NUTRIÇÃO HUMANA

te-049/1,te-056-fib,fibra alimentar,fibra dietética

Os estudos sobre fibra alimentar (ou fibra dietética) tiveram início em meados de 1885, período em que o componente era considerado sem valor nutritivo na alimentação humana, já que são resistentes a ação de enzimas digestivas. Entretanto, sua presença na alimentação possui grande influência sobre a saúde do intestino, incluindo efeitos sobre a proliferação de bactérias benéficas e patogênicas.

           Analiticamente, alguns cuidados devem ser tomados na determinação de firas. Dependendo das características da amostra com relação ao teor de umidade, gordura e açúcar, deve ser adotado um preparo de amostras focado em facilitar a eficiência do tratamento enzimático.   

Dependendo do tipo de amostra, o preparo de amostras pode variar. Alimentos com alto teor de umidade devem ser, inicialmente, secos em estufa, podendo-se utilizar a Estufa com Circulação e Renovação de Ar, modelo TE-394/1-MP, quantificando-se o teor de umidade para efeito do cálculo final da fibra alimentar.

Alimentos com alto teor de açúcar devem ser tratados, previamente, com álcool por tempo determinado em banho-maria, pode-se utilizar o Banho com Circulação para Determinação de Fibra Alimentar, modelo TE-056-FIB, com posterior filtração. 

Amostras secas que contenham acima de 5% de gordura, é necessário determinar o teor de gordura que será utilizado posteriormente no cálculo final.


             Após o preparo de amostras, estas devem ser submetidas ao tratamento enzimático, onde são adicionados diversos tipos de enzimas individualmente, sendo as amostras colocadas em banho-maria, pode-se utilizar o Banho com Circulação para Determinação de Fibra Alimentar, modelo TE-056-FIB, após a adição de cada enzima. O pH também deve ser ajustado durante o processo, podendo-se utilizar o Medidor de pH, modelo R-TEC-7-MP

            Para fibra alimentar total, o volume do hidrolisado obtido no tratamento enzimático deve ser submetido a alguns procedimentos antes de ser filtrado utilizando o Sistema de Filtração para Determinação de Fibra Alimentar, modelo TE-049/1, acoplado a Bomba de vácuo, modelo TE-0581. Após lavagem e secagem do resíduo, é determinado o teor de proteína e cinza nas amostras e na prova em branco, sendo os valores utilizados no cálculo final de fibra alimenta. Para fibra alimentar solúvel e insolúvel, a preparação da amostra e o tratamento enzimático é feito de maneira similar a fibra alimentar total, sendo empregado procedimento distinto após a filtragem.


Saiba mais sobre os processos e equipamentos necessários para análise de fibras alimentares por meio do e-book exclusivo que preparamos sobre o tema.



SOBRE A TECNAL

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação serviços especializados e da disseminação do conhecimento.

A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: pelo telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail contato@tecnal.com.br ou pelo site clicando aqui.