Blog

Nova parceria Tecnal + Erkaya: Tecnologias para análises de farinha de trigo

Tecnal,Novaparceria ,Erkaya,Tecnalcomerkaya,Tecnologiasparaanalises,farinhadetrigo,análisesdefarinhadetrigo

A Tecnal apresenta sua nova parceria, com a Erkaya Instruments, referência internacional em equipamentos para controle de qualidade da farinha de trigo e desempenho da massa. Com isso, ampliamos ainda mais nosso portfólio de soluções tecnológicas para a indústria alimentícia, oferecendo ao mercado brasileiro instrumentos reconhecidos pela precisão, repetibilidade, confiabilidade e conformidade com os principais padrões internacionais (ICC / AACC).

Além da alta performance dos equipamentos da Erkaya, os clientes Tecnal contam com atendimento técnico especializado no Brasil, 3 anos de garantia de fábrica e a segurança de adquirir tecnologia internacional com suporte local.


Quem é Erkaya Instruments?

Fundada em 2000, na cidade de Ancara (Turquia), a Erkaya Instruments atua há mais de 23 anos no desenvolvimento de equipamentos e métodos voltados à garantia da qualidade do trigo, farinha e produtos derivados.

A empresa se destaca por oferecer soluções inovadoras para laboratórios de controle de qualidade em moinhos, indústrias de alimentos e institutos de pesquisa em cinco continentes.

A Erkaya é especializada em análises físicas, químicas, físico-químicas e reológicas, fundamentais para garantir a qualidade da farinha e dos produtos derivados. Todo o desenvolvimento e a fabricação dos equipamentos são feitos na Turquia, com rigorosos controles de qualidade e certificações internacionais.


Conheça os equipamentos da Erkaya 

Veja os principais equipamentos que agora fazem parte do portfólio da Tecnal:

Farinógrafo


O farinógrafo é utilizado para simular a formação da massa e avaliar seu comportamento durante a mistura com água. Através dele, é possível verificar a absorção de água, o tempo de desenvolvimento da massa, a estabilidade e a consistência, fornecendo dados confiáveis sobre a qualidade da farinha.

O modelo H1 possui design modular, com tela sensível ao toque que elimina a necessidade de computadores externos. A medição é totalmente automática e em conformidade com normas internacionais. O equipamento já acompanha banho termostatizado, oferecendo praticidade ao laboratório.


Dispositivos de segurança que interrompe o trabalho automaticamente se a tampa do misturador estiver aberta e possui interruptores para segurança bimanual e dispositivo de controle para operar o instrumento enquanto o misturador estiver aberto.


 

O H1 mede:

  • Absorção de água;
  • Tempo de desenvolvimento da massa;
  • Estabilidade;
  • Grau de amolecimento;
  • Número de qualidade do farinógrafo (FQN).


Extensógrafo / Elastógrafo


Esse equipamento é essencial para avaliar as propriedades reológicas da massa, como a capacidade de alongamento, resistência à extensão e extensibilidade. Esses fatores estão relacionados ao comportamento do cozimento e a capacidade da massa reter gases durante a fermentação, o que interfere no volume e textura da massa.

O modelo E1 da Erkaya permite verificar a influência de aditivos como ácido ascórbico, enzimas (como proteinases) e emulsificantes, com medições realizadas em diferentes tempos: 45, 90 e 135 minutos.

Conta com tela touch screen, quatro cabines de fermentação, uma câmara de laminação, um cilindro de formação e um braço de transporte de bandejas, proporcionando alta reprodutibilidade nos testes.



 

Medições realizadas:

  • Resistência à extensão (R5 cm);
  • Resistência à extensão (R máx.);
  • Extensibilidade;
  • Área abaixo da curva (energia, A);
  • Número de razão 5;
  • Número de razão máxima.


Falling Number


Equipamento utilizado para determinar a atividade enzimática da enzima alfa-amilase em farinhas e grãos (principalmente o trigo), por meio do teste de número de queda, também conhecido como falling number. Excessos dessa enzima impactam diretamente na qualidade da panificação, podendo gerar massas pegajosas, colapsadas ou com miolo úmido.

Esse equipamento pode ser utilizado na separação de grãos intactos e germinados, preparação da mistura (grãos ou farinhas), controle de qualidade do produto e em FN fúngico, para verificar a atividade enzimática total em farinhas com aditivos.

Os modelos de Falling Number da Erkaya oferecem sistemas de análise únicos ou duplos e permitem realizar diversos tipos de testes, de acordo com os padrões internacionais ICC e AACC, incluindo:

  • Teste de número de queda clássico em farinha e farelo de trigo;
  • Teste de número de queda em farinha de trigo com correção de altitude;
  • Teste de número de queda em farelo de trigo, trigo durum, centeio e cevada com correção de altitude;
  • Teste de número de queda fúngico para detectar a atividade da enzima alfa-amilase adicionada à farinha.


O equipamento realiza cálculos como: FN de umidade, RG de umidade, valor médio, número de liquefação e cálculo de misturas. Outros diferenciais incluem visor touch screen lateral ou integrado ao sistema.


Analisador de amido danificado


O SD-A é um analisador usado para a determinação do amido danificado na farinha de trigo. Utilizando o método amperométrico, sem a necessidade de aplicação de enzimas, o equipamento realiza análises em menos de 10 minutos, com uma pequena quantidade de amostra (apenas 1g).

Durante o processo de moagem, parte do amido presente nos grãos é rompido, alterando suas propriedades físicas, esse é o chamado amido danificado. Seu monitoramento é essencial, pois influencia diretamente a absorção de água, a pegajosidade da massa, a fermentação e a qualidade final dos produtos.

Com software embutido, o SD-A permite armazenar dados, desenvolver novos protocolos e apresenta resultados em diversas unidades: UCD, UCDC, AI (%), AACC e Farrand. Possui tela sensível ao toque, operação simples, rápida e possibilita controle remoto via celular, proporcionando maior praticidade.



 

Análise de Glúten 


A determinação da quantidade e da qualidade do glúten é um dos principais indicadores de performance da farinha. Essa análise envolve três parâmetros principais: teor de glúten úmido, teor de glúten seco e índice de glúten (GI), conhecido também como glúten index.

A quantidade de glúten é expressa em porcentagem de glúten úmido presente na amostra. Quanto maior esse valor, melhor será o desempenho da massa. As lavadoras de glúten GW 2040 e GW 3200 realizam a extração do glúten úmido da amostra, entregando resultados em conformidade com padrões internacionais (AACC Nº 38-52; ICC Nº 155&158, 137/1).

Destaques:

  • Dois métodos de teste em um único sistema (AACC e ICC);
  • Sistema automático com câmara de lavagem dupla;
  • Estrutura em aço inoxidável: resistente à corrosão;
  • Ajuste de tempo de mistura de 5 a 75 segundos e lavagem de 60 a 900 segundos;
  • Teste completo em menos de 7 minutos;
  • Segregação de grãos e farinhas em termos de qualidade e teor de glúten úmido;
  • Dois modelos disponíveis, com controle analógico ou por tela sensível ao toque.


O glúten úmido extraído é posteriormente seco para determinar o teor de glúten seco, que reflete a capacidade do glúten em reter sua estrutura após a perda de umidade. Quanto maior o teor de glúten seco, melhor será a capacidade da massa de reter gases durante a fermentação.

O Secador de Glúten DG 2020 realiza essa etapa de forma controlada, com temperatura constante e revestimento em Teflon que facilita a secagem e remoção da amostra.


O índice de glúten (Gluten Index) indica a qualidade do glúten em termos de elasticidade, extensibilidade e capacidade de retenção de gases da massa.

O Medidor GI 2040 realiza essa análise com precisão e rapidez, com resultados em 1 minuto. Possui tela sensível ao toque e operação automatizada com alerta sonoro ao final do teste.


Quer saber mais sobre os equipamentos para análise de farinha?

Entre em contato com a Tecnal e conheça os equipamentos Erkaya disponíveis no Brasil, com suporte técnico e comercial especializado.