Blog

Alto torque e conformidade com NR 10 e NR 12: Agitador mecânico TE-039/6

agitador mecânico,agitador alto torque,nr10,nr12,tecnal,te-039/6

A viscosidade é uma propriedade dos fluidos, que mede sua resistência ao escoamento ou deformação. Fluidos com moléculas mais dispersas e fácil escoamento são classificados como de baixa viscosidade, enquanto os de alta viscosidade apresentam maior resistência ao movimento devido à interação mais complexa entre as moléculas, formando sistemas densos que dificultam a fluidez. Para quantificar essa característica, utiliza-se a unidade básica Poise, sendo mais comum a utilização do Centipoise (cP), onde 1 Poise equivale a 100 cP.  Para referência, a água à 20°C possui uma viscosidade de aproximadamente 1,0020 cP, enquanto líquidos mais densos podem ultrapassar 5.000 cP.

 

Fluidos de alta viscosidade, frequentemente encontrados em indústrias químicas, alimentícias e de cosméticos, apresentam maiores dificuldades durante os processos de mistura e homogeneização. A resistência ao movimento exige equipamentos com maior atrito, para garantir a uniformidade da mistura e eficiência do processo.

 

Nessas condições que os agitadores mecânicos com alto torque são essenciais, então apresentamos nosso Agitador Mecânico TE-039/6. Projetado para lidar com viscosidades elevadas, o TE-039/6, proporciona o torque necessário para movimentar fluidos densos de forma eficiente e controlada, assegurando a qualidade e a uniformidade nos processos laboratoriais.  


O que é o Agitador Mecânico de alto torque TE-039/6?

Esse agitador mecânico é um equipamento projetado para realizar agitações de materiais de alta viscosidade (1.000 a 6.000 cP) e, oferece eficiência e segurança durante o processo de homogeneização. Além disso, está em conformidade com as normas de segurança NR 10 e NR 12, oferecendo maior proteção ao operador e ao ambiente de trabalho.   

 

O TE-039/6 possui um painel de controle intuitivo, localizado na parte superior da estrutura. O painel inclui uma tela IHM Touch Screen de 4,3”, botões para ligar/desligar, abertura de porta e parada de emergência, além de uma chave seccionadora geral. Conta também com luzes indicativas, que informam o status do equipamento, como: emergência, alarme, operação em andamento, equipamento energizado, ligado ou desligado. 


O agitador conta com uma haste e hélice fabricadas em aço inox 304, garantindo resistência à corrosão e maior durabilidade. A hélice tipo dispersora de alta homogeneização promove uma agitação eficiente mesmo em fluidos com alta viscosidade, porém outros tipos de hélices podem ser solicitadas, de acordo com a amostra usada. Apresenta um sistema de fixação da torre de agitação, composto por um suporte do motor com regulagem de altura, realizada de maneira automática, com sensores de fim de curso.

 

Outro destaque é a regulagem de altura da haste, realizada por um sistema de elevação eletromecânico, acionado através da tela Touch Screen. Esse sistema é composto por um motor com fuso acoplado à torre de agitação, permitindo um curso vertical de 0 a 300 mm. A liberação do sistema de agitação é possível apenas quando a haste está na posição máxima, a porta fechada e com a presença do recipiente de agitação, o que evita operações incorretas e protege o operador.


Além disso, o sistema de enclausuramento da haste e da hélice, feito em aço inox perfurado e tubos do mesmo material, oferece proteção adicional, reduzindo riscos durante o funcionamento. O enclausuramento é permitido apenas em hélices com diâmetro de até 60 mm. Para alguns líquidos mais viscosos, o sistema de proteção da hélice pode ser retirado.


Para a fixação do recipiente, o TE-039/6 possui garras ajustáveis, dependendo da hélice escolhida, os recipientes podem ter diâmetros internos entre 100 mm (hélice ø 60 mm) e 150 mm (hélice ø 80 mm). Esse sistema é versátil e conta com um sensor de identificação de frasco, que libera a operação apenas quando o recipiente está acoplado.


O TE-039/6 tem uma série de sensores para garantir a segurança e precisão durante o uso:

  • Sensores magnéticos e indutivos atuam no controle de limite máximo e mínimo, protegendo o sistema contra falhas.
  • O sistema de elevação da haste inclui sensores que bloqueiam o funcionamento do equipamento caso a haste não esteja na posição correta, assegurando que o processo só comece em condições adequadas, ou seja, quando a haste estiver dentro do recipiente de agitação.
  • Um sensor de presença de recipiente verifica se há frasco antes de iniciar a agitação, minimizando riscos de operação inadequada.


Possui uma faixa de rotação ajustável de 100 a 3.000 RPM (rotações por minuto) e torque elevado de 239 Ncm (Newton x centímetro) em 1200 RPM. O seu controle de agitação é por servo drive, que assegura controle preciso, economia de energia e menor desgaste mecânico, também utiliza servo motor que é ideal para uso por um maior período de tempo e cargas mais altas. Geralmente, com o aumento da viscosidade, durante a homogeneização, os agitadores perdem a velocidade inicial, com o TE-039/6, essa perda é sempre compensada, o que mantém a velocidade constante durante todo o tempo de homogeneização.

 

O TE-039/6 entrega a força necessária para lidar com fluidos de alta viscosidade, de até 6.000 cP, tornando-o versátil para diferentes aplicações e tem capacidade para volumes de até 3 litros. O gabinete em aço carbono com tratamento anticorrosivo e pintura eletrostática proporciona durabilidade e resistência.

 

A tela Touch Screen de 4,3” possui operação intuitiva, monitoramento em tempo real, escolha do range de rotação, tempo de rotação (contínuo ou temporário), escolha da altura da haste, também possibilita a gestão de usuários com login e senha.


Normas regulamentadoras NR10 e NR12

O agitador mecânico TE-039/6 foi projetado para atender às normas regulamentadoras NR 10 e NR 12, garantindo segurança elétrica e mecânica, além de atender aos padrões de proteção no ambiente de trabalho.

 

A NR 10, voltada para segurança em instalações e serviços em eletricidade, é contemplada no por meio de soluções como:

 

  • Painel elétrico conforme NR 10, ponto de aterramento temporário e porta documentos.
  • Chave seccionadora geral e botão de emergência, que permitem o desarme total do sistema elétrico em situações de risco.
  • Relé de segurança e chicote elétrico padronizado com identificação, conectores de comando e potência de encaixe único, que impedem erros de instalação e aumentam a proteção do operador.

 

Já a NR 12, que regula a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, é atendida com um conjunto de sistemas de proteção, como:

 

  • Cabine de enclausuramento e barreiras físicas em aço e acrílico, que evitam acesso a partes móveis do sistema de agitação.
  • Sensores de proteção, como efeito hall e sensores magnéticos, que desativam o equipamento em caso de porta aberta ou garra de fixação mal posicionada.
  • Luzes indicativas de alarme, sensor ativo e comando em operação, que fornecem informações visuais sobre o estado do equipamento.
  • Suporte de fixação com sensor mecânico, que libera a operação apenas quando o frasco está corretamente posicionado.

 

Além disso, o TE-039/6 possui comandos em 24Vcc e guia superior e lateral para estabilização do eixo central, aumentando a segurança estrutural.


Considerações finais

O agitador mecânico de alto torque TE-039/6 reúne segurança e eficiência em um único equipamento. Sua capacidade de lidar com fluidos de alta viscosidade, aliada à conformidade com as normas reguladoras NR 10 e NR 12, o torna ideal para operações que exigem precisão, confiabilidade e segurança ao usuário.


Referências bibliográficas

MOECKE, Sabrina Elise. Influência do tipo de agente espessante e da viscosidade nas propriedades do gel clareador a base de peróxido de hidrogênio. Dissertação. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Ciência e Tecnologia, São José dos Campos, 2020.