Blog

Soja: O Que São Os Grupos De Maturidade Relativa?

camaraclimatica,tecnal

Você sabe o que são Grupos de Maturidade Relativa? Essa classificação é essencial para o planejamento e desenvolvimento das lavouras de soja.


A agricultura na América Latina e Caribe é uma das atividades econômicas mais importantes e representativas, tendo um grande impacto no PIB dos países dessa região. Além da produção agrícola, essa região é a maior exportadora liquida de alimentos e tem potencial para crescimento.

 

Te convido a conhecer, neste texto, um pouco mais sobre umas das principais culturas agrícolas mundiais e como o fotoperíodo, aliado à escolha da cultivar, é fundamental para seu desenvolvimento.

 

Soja: Importância econômica e origem

 

Dentre as commodities agrícolas, a soja é umas das mais importantes e comercializadas, devido ao alto valor nutricional e as diversas utilizações, como na alimentação animal e humana, extração de óleo, indústria e produção de biodiesel. Sendo os maiores produtores mundiais, respectivamente, Brasil, Estados Unidos, Argentina, China e Paraguai.

 

O centro de origem das plantas de soja, que tem nome cientifico Glycine max, é o continente asiático, mais especificamente a região nordeste da China, onde é cultivada a milênios e possui grande diversidade genética. Desde então, foi disseminada por todo o mundo e introduzida no Brasil no Rio Grande do Sul, devido a condições climáticas semelhantes a encontrada no centro de origem.

 

O clima afeta o desenvolvimento da soja?

 

As condições climáticas (temperatura, disponibilidade hídrica, radiação solar, fotoperíodo, umidade) exercem grande influência nas produções agrícolas, não seria diferente com a soja. O clima deve ser monitorado e levado em consideração no momento do planejamento das lavouras de soja, pois apesar de ser uma cultura adaptada para diversas regiões, o clima interfere no rendimento de produção.

 

A interação de dois fatores climáticos tem forte efeito na duração do ciclo das cultivares de soja, são eles: temperatura do ar e fotoperíodo. Abaixo, iremos abordar com mais detalhes esses aspectos ambientais.

 

Se as condições climáticas interferem no desenvolvimento da soja, qual a temperatura ideal para o seu crescimento?

 

Essa cultura se adapta a diversos locais, com altitudes e latitudes diferentes, suportando variação de temperatura grande. Porém, as condições ótimas de temperatura do ar indicadas para a soja são entre 20°C a 30°C, sendo a temperatura ideal cerca de 30°C.

 

Na fase vegetativa, temperaturas baixas podem retardar a emergência e emissão de folhas, assim atrasando o ciclo da soja. Já na fase reprodutiva, as temperaturas mais amenas são bem-vindas, pois favorecem a emissão de flores e vagens.



Figura 1. Ilustração representativa das fases fenológicas da soja. Fonte: Agrogalaxy.

 

Fase vegetativa e fase reprodutiva são os termos usados para definir as fases fenológicas da soja:

 

ü    Fase vegetativa representa o período em que as plantas estão crescendo, produzindo folhas e acumulando reservas, e se estende até antes do florescimento. Esse período é caracterizado pela letra V;

ü    Fase reprodutiva representa o período de florescimento, formação e enchimentos de grãos, finaliza com a maturação dos grãos. Período caracterizado com a letra R.

 

Fotoperíodo da soja

 

O fotoperíodo, que indica o período de luminosidade, influencia no desenvolvimento das plantas, e tem um grande papel no processo de fotossíntese. No caso das plantas de soja, a disponibilidade de luz também afeta o momento do florescimento.

 

Diferentes cultivares de soja necessitam horas de fotoperíodo diferentes para definir a duração do ciclo de desenvolvimento. Cultivares usadas no Brasil, geralmente, apresentam fotoperíodo critico entre 13 a 14 horas. A soja é considerada planta de dias curtos, ou seja, o florescimento da planta vai acontecer de maneira mais rápida se os dias forem mais curtos.

 

As cultivares de soja vão diferir em relação a sensibilidade ao fotoperíodo, ou seja, cada cultivar terá o seu fotoperíodo crítico, o que terá influência no momento que ocorrerá o florescimento. Para avaliar essas variações de cada cultivar em relação ao fotoperíodo, é usado a ferramenta Grupos de Maturidade Relativa (GMR).

 

O que são Grupos de Maturidade Relativa?

 

Baseado na latitude e fotoperíodo, foram determinados parâmetros, onde mostra se determinada cultivar de soja vai ter o ciclo mais rápido ou curto, esse parâmetro está fortemente ligado a genética das cultivares.

 

O Grupo de Maturidade Relativa (GMR) se baseia no florescimento das plantas de soja e na sua maturação, ou seja, quantos dias as plantas levam para chegar à maturidade, e é dividido em 13 grupos, indicados pelos números 000, 00, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. Quanto maiores os números de GMR, mais longos são os ciclos da cultura, quanto menores os números de GMR, os ciclos serão mais rápidos.

 

Em regiões de dias mais curtos, o ciclo da soja pode ser mais rápido, resultando em plantas menores, o que irão produzir menos vagens, assim alterando a produtividade. Nesses casos, o recomendado são cultivares com GMR maiores, pois tem desenvolvimento mais longo e crescimento indeterminado, assim aumentando o ciclo da planta e possibilitando maior crescimento.



Figura 2. Ilustração representativa da divisão dos Grupos de Maturidade Relativa (GMR). Fonte: Allprandini et al., (2009).

 

Esse parâmetro é fundamental para que o produtor tenha informações suficientes para programar sua plantação, otimizar o plantio, manejo, compra de insumos e colheita, além de conseguir aumentar a produtividade da sua lavoura.  

 

Para determinação de características de novas cultivares é necessário que muitos estudos sejam feitos. É essencial testar as cultivares em diferentes condições climáticas, o que geralmente é feito em campo ou casa de vegetação e torna os estudos vulneráveis a diversas variações externas.

 

Uma excelente alternativa é o uso de ambientes controlados, que permitem ajustar diversos fatores ambientais, simulando diferentes condições climáticas, permitindo ampliação de estudos e economia de tempo e recursos. Além de permitir a repetição e padronização dos experimentos, o que proporciona mais confiabilidade nos resultados dos estudos. Câmaras e salas climáticas para crescimento de plantas são exemplos de ambientes controlados que costumam ser usados para pesquisas, garantindo homogeneidade nos experimentos. 

 

A Tecnal possui câmaras climáticas para crescimento de plantas, a TE-4002/3 e a TE-4002/4, que são ótimos equipamentos para realização de experimentos e pesquisas, pois possibilitam o controle de temperatura do ar, umidade relativa do ar, iluminação e possibilita a adição de CO2, assim simulando diferentes condições ambientais.











Baixe nosso ebook e conheça mais aplicações e características das nossas câmaras climáticas.









Na Tecnal, temos as salas climáticas, TE-4004, que também possibilitam o controle de temperatura do ar, umidade relativa do ar, iluminação e adição de CO2, assim como as câmaras climáticas para crescimento de plantas. Além disso, fornecem alta capacidade de armazenamento e são totalmente customizáveis.


Gostaria de mais detalhes sobre as nossas salas climáticas? Baixe nosso e-book exclusivo e fique por dentro das vantagens e características dessa solução.  





.

Características das câmaras climáticas e salas climáticas da Tecnal.



 

Considerações finais

 

A soja é uma cultura de grande interesse econômico e importante para a segurança alimentar. Tem grande capacidade de adaptação a diferentes localidades e condições ambientais, sendo cultivada em diversos países.


Os grupos de maturidade relativa (GMR) são uma excelente ferramenta que auxilia na melhor escolha de cultivar de acordo com a região, ajudando no planejamento dos produtores e ocasionando aumento da produtividade.

 

Portanto, os estudos de melhoramento genético das cultivares de soja são fundamentais para a adaptação e crescimento da produtividade dessa cultura.


REFERÊNCIAS

 CRUZ, J. M. P. Iluminação LED em câmaras de crescimento de plantas. Influência na eficiência energética e desenvolvimento das plantas. 2021. Dissertação de Mestrado. Universidade de Évora.

 SENTELHAS, P. C., BATTISTI, R., SAKO, H., ZENI, R., RODRIGUES, L. A. Clima e produtividade da soja: variabilidade climática como fator controlador da produtividade. Boletim de Pesquisa de Soja, v. 1, p. 25-41, 2017.

 TRENTIN, R., HELDWEIN, A. B., STRECK, N. A., TRENTIN, G., & SILVA, J. C. da. Subperíodos fenológicos e ciclo da soja conforme grupos de maturidade e datas de semeadura. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 48(7), 703–713, 2013.

 UNITED STATES DEPARTAMENT OF AGRICULTURE. Press Release. Washington, DC: The Department, USDA, Sept. 2023.

 ZANON, A. J., SILVA, M. D., TAGLIAPIETRA, E. L., CERA, J. C., BEXAIRA, K. P., RICHTER, G. L., ... & STRECK, N. A. Ecofisiologia da Soja Visando Altas Produtividades. Santa Maria: Palloti, 2018.