Blog

Pulverização Agrícola - Simulações com a Câmara de Pulverização - TE-9000

pulverização,agrícola,câmara,tecnal

A pulverização agrícola é definida como uma aplicação de produtos agroquímicos, defensivos, nutrientes ou fertilizantes. É uma das operações mais importantes no campo para proteger as lavouras contra pragas, doenças e plantas daninhas. Um pulverizador tem a função de espalhar um determinado líquido em partículas menores.

 

Pontos importantes antes de fazer uma pulverização

Os engenheiros agrônomos e florestais são os profissionais responsáveis por determinar as formulações certas para cada lavoura. Os pontos chaves para iniciar a pulverização são:

 

·    A formulação e a dose, que são importantes para conhecer a quantidade de ingrediente ativo e o volume aplicado na lavoura, evitando a queima do cultivo e impedindo uma fitotoxidade.

·    O tipo de equipamento ou pulverizador para uma aplicação correta.

·    O tipo de bico ou emissor são componentes do sistema de irrigação para determinar o tamanho da gota, raio de alcance ou cobertura da gota depositada durante a pulverização. A decisão dependerá do tipo de cultura, morfologia das folhas e fenologia da planta.

 

Os bicos permitem direcionar e criar gotas pulverizadas, formando uma faixa molhada de diferentes formatos (Figura 1).


Figura 1.  Faixas de bicos de jato em leque uniforme (Fonte: Pesticidewise).

 

·    Importante o modo de aplicação, pressão e vazão.

·    Tipo de cultura e tamanho da área da lavoura.

 

Tipos de pulverizadores:

A pulverização é realizada com diferentes equipamentos. O funcionamento pode ser manual, elétrico ou com uso de combustível. Por exemplo:

 

·    Pulverização mediante o uso de drones ou aviões: é considerado do tipo aéreo, ideal para lavouras com difícil acesso de maquinário e grandes áreas de extensão. Em áreas específicas, é recomendado o uso de drones, especialmente quando a lavoura está sendo monitorada.

·    Pulverizador de costas: é usado normalmente para pequenas lavouras. É utilizado um galão e carregado por uma pessoa, semelhante a uma mochila nas costas.

·    Pulverizador de pistola de pressão elétrica ou manual: funciona com ar comprimido acionado.

·    Pulverizador autopropelido: usado em grandes lavouras. Possui um sistema de barra e um sistema motriz individual.

 

Câmara de pulverização - TE-9000

A Tecnal desenvolveu um equipamento importante para auxiliar neste meio, a câmara de pulverização, modelo TE-9000, para ensaios com insumos agrícolas e bicos de pulverização. A câmara permite realizar ensaios com repetições de forma segura e padronizada, com diversas velocidades, pressão, volume e altura estabelecida.


Nossa câmara permite simular o tamanho da gota em qualquer momento da operação, pois ela oferece autonomia ao usuário, com simulações de chuvas em condições de temperatura e umidade do ar controladas, evitando perdas por deriva pela incidência de ventos.


Também durante o uso da câmara, o usuário não precisará usar equipamentos de proteção individual (EPI’s), pois a câmara tem sistema de exaustão. Outro aspecto importante, o usuário conseguirá fazer os ensaios em qualquer momento do dia, diminuindo os efeitos de deriva e de temperatura.

 

Os ensaios podem ser realizados em vasos ou bandejas com opção de ajuste automático, possibilitando a utilização de plantas de diferentes tamanhos. Consegue-se realizar aplicações precisas sem sobreposições nas amostras.

 

Durante os testes, o usuário consegue avaliar os protótipos com até 1 litro de amostra, se comparado com testes em campo, onde o mínimo utilizado é 2 litros de produto com pulverizador de costas.

 

Mediante a simulações com a câmara de pulverização da Tecnal, as empresas e centros de pesquisas conseguirão avaliar e desenvolver diferentes produtos e formulações, como, por exemplo, os defensivos agrícolas em curtos períodos e custos de investimento.

 

Sobre a Tecnal

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação de serviços especializados e da disseminação do conhecimento. A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: Telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui.


Referências

Pesticidewise. 2023. Escolher um tipo de bico de pulverização. Disponível em: <https://www.pesticidewise.com/pt/faq/escolher-um-tipo-de-bico-de-pulverizacao>.