Blog

Controle de qualidade para tequila

controle,qualidade,tequila,tecnal

A tequila é um destilado original do México. Sua matéria prima é extraída de uma planta chamada Agave tequilana Weber, também conhecida como Agave-azul. O agave é uma planta que se desenvolve em terrenos de clima árido, solos pobres e arenosos. Uma vez extraído, o material, também conhecido como mosto da planta, passa por um processo de hidrólise e cozimento para, em seguida, ser submetido à fermentação alcoólica com leveduras.


Durante o processo de controle de qualidade da tequila, principalmente no Brasil, México e alguns países produtores, deve-se regularizar o teor alcoólico das tequilas comercializadas, com uma faixa de 38% a 40%.


Tipos de Tequila

Existem diversos tipos de tequilas, os quais dependem do tempo de maturação. Para obter entre 1 e 2 litros de tequila, são necessários 8 quilos de agave. Para que uma planta esteja pronta para produção, requer-se de 8 até 12 anos.


Dependendo das porcentagens de agave (grão de pureza) e do tempo de maturidade, pode-se obter tequila com 51% de açúcares de agave ou com 100% de agave.

- Tequila branca destilada obtida diretamente.

- Tequila jovem, ou também conhecida como ouro, com adição de caramelo ou outras substâncias adoçantes que servem como agentes suavizantes.

- Tequila envelhecida, com no mínimo 12 meses de armazenamento.

- Tequila extra envelhecida, armazenada em barris por no mínimo 3 anos.


Etapas do processo de produção


1. Colheita do agave: uma vez que a planta atingiu 8 anos e conseguiu a maturidade com as porcentagens de açúcares, o agave-azul é coletado. Em seguida, as folhas da planta são retiradas até obter um formato de pinha, conhecido como o coração do agave.


2. Hidrólise: a extração do mel pode ser feita por hidrólise química, enzimático ou por tratamento térmico. Durante o processo térmico, o cozimento com vapor de água e a pressão em autoclaves são realizados de 12 a 48 horas. Já no processo de cozimento enzimático, a produção é maior e em menos tempo, mas com menos qualidade.


3. Extração: após o cozimento, o produto é triturado com a finalidade de extrair o suco ou mosto do bulbo da pinha. São usados moinhos de rolo ou tahona, que é uma roda grande de pedra para esmagar as pinhas.


4. Fermentação: o mosto, ou líquido, é colocado em tanques de fermentação, cubas de madeira ou aço inoxidável com leveduras geralmente da variedade saccharomyces spp., especiais para transformar o açúcar em álcool. Durante a fermentação, a tequila adquire o sabor caraterístico, aroma e teor alcoólico.

No processo de fermentação, pode ser necessário ajustar o conteúdo do suco entre 10 e 12° Brix. Normalmente, o processo de fermentação demora de 2 a 7 dias, com temperaturas de 25-30°C.


5. Destilação: depois da fermentação, o líquido fermentado é destilado até aumentar o teor alcoólico. Geralmente, a tequila é destilada duas vezes, chegando em uma coloração branca com teor entre 35% e 55%. A finalidade da destilação é evaporar os componentes líquidos e sólidos indesejáveis e recuperar o álcool etílico.


6. Envelhecimento: as tequilas ficam em barris por diferentes períodos, que dependem do tipo de tequila, variando de 21 meses a 12 anos. A permanência nos barris vai intensificar o sabor e a coloração, definindo a qualidade final da tequila.


Na Tecnal, temos equipamentos que permitem monitorar o controle de qualidade da tequila para o cumprimento do teor alcoólico durante o processo de produção. O micro destilador de álcool, modelos TE-012 e TE-012-250, é utilizado para destilação de bebidas alcoólicas em geral, como vinhos, cachaça, vodca, cerveja, tequila entre outros.


Após a destilação, pode-se determinar o grau alcoólico por meio da análise de densidade com o densímetro e medidor de gravidade específica, modelo KEM-DA-640.


Sobre a Tecnal

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação de serviços especializados e da disseminação do conhecimento. A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: Telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui.


Referências

COELHO, P. Processo de produção da Tequila. Engquimicasantossp. 2021. Acesso em 6 de abril. Disponível em: <https://www.engquimicasantossp.com.br/2021/09/processo-de-producao-da-tequila.html>.

BAUTISTA, M., GARCÍA, J.; BARBOZA, C.; & PARRA. N. El agave Tequilana Weber y la producción de tequila. Acesso em 6 de abril. Disponível em: <https://actauniversitaria.ugto.mx/index.php/acta/article/view/301/278>.