Blog

Laboratório de análises clínicas – Análises e equipamentos

laboratório,análises,equipamentos,clínica

Preparos básicos

Qualidade da água: a água utilizada nas análises laboratoriais e para preparo de soluções deve ser livre de impurezas orgânicas e inorgânicas. Para isso, é recomendado a utilização de equipamentos como destiladores de água, osmose reversa ou deionizadores de água.


Pesagem de amostras e reagentes: balança semianalítica, modelo SHI-UX-620H, balança de precisão, modelo SHI-BL-3200H e balança analítica, modelo SHI-AUY-220.


Preparo de soluções e reagentes: agitador magnético com aquecimento, modelo TE-0854 ou TE-0853/1, agitador de tubos, modelo AP-56/1, medidor de pH microprocessado, modelo R-TEC-7/2-MP, banho-maria digital modelo, TE-054-MAG ou TE-056-MAG.


Segurança

Manipulação de reagentes tóxicos: a capela de exaustão de gases é utilizada para manipular produtos tóxicos à inalação, garantindo que esses gases sejam eliminados para o ambiente externo.


Manipulação de amostras: a cabine de segurança ou bancada de fluxo laminar é um dos equipamentos essenciais para montar um laboratório de análises clínicas, e oferece proteção ao usuário e as amostras durante os procedimentos, evitando riscos de contaminação.


Esterilização

Secagem de vidrarias e materiais: deve ser utilizada a estufa de secagem e esterilização, modelo TE-393/80L ou TE-393/180L.


Esterilização: meios de cultura, amostras para descarte entre outros produtos são esterilizados em autoclave, que permite o contato com vapor de água em temperatura elevada, garantindo a destruição completa dos microrganismos.

 

Processos

Adição de soluções e reagentes: para agilizar a adição de alíquotas de volume configurável pode ser utilizado um dispensador automático, modelo TE-299.


Adição e dosagem de meios líquidos: para facilitar o preenchimento das placas de petri ou tubos de ensaio com meios de cultura. Pode ser realizado de maneira manual utilizando a bomba dosadora de líquido, modelo INT-FLEXIPUMP ou de maneira automática através de um dosador de meio de cultura, modelo BIOTOOL-PETRISWISS.


Agitação: alguns procedimentos necessitam que as amostras sejam agitadas por algum tempo para sua completa homogeneização, principalmente após a adição de reagentes ou outros produtos. Equipamento: mesa agitadora orbital, modelo TE-141 ou TE-1400.

Separação de partículas: a centrífuga é um equipamento essencial em um laboratório cuja função é separar partículas biológicas em suspensão. Geralmente, devido à alta demanda um laboratório possui diversas centrifugas.

 

Visualização de componentes da amostra: utilizado para ampliar o tamanho de componentes minúsculos. Equipamento: microscópio biológico binocular, modelo MB-E5-NINGBO.


Análise de elementos inorgânicos: a determinação de elementos como cálcio, magnésio, sódio, potássio, cobalto, cobre, zinco, ferro, manganês, níquel, cromo, cádmio e chumbo pode ser realizada um espectrofotômetro de absorção atômica, modelo Savantaa. Outra opção é a utilização de espectrômetro de massa com plasma, modelo Optimass indutivamente acoplado o qual possibilita uma ampla faixa de detecção e quantificação de diferentes elementos.


Os equipamentos apresentados no pacote são essenciais para um laboratório de análises clínicas, porém são necessários equipamentos adicionais, que não fazem parte do portfólio de produtos TECNAL.


Sobre a Tecnal

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação de serviços especializados e da disseminação do conhecimento. A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: Telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui.