Blog

Determinação e quantificação de elementos são importantes ao analisar a água voltada ao consumo

Espectrofotômetro,Fotômetro,pipeta,análise de água,determinação,quantificação

Equipamentos permitem precisão e qualidade nas análises

Para determinação e quantificação dos elementos e contaminantes na água voltada ao consumo, é possível utilizar Espectrofotômetros de Absorção Atômica (EAA), que utilizam lâmpadas de cátodo oco e emitem comprimento de onda característicos dos elementos quais querem se determinar. Tratam-se de equipamentos rápidos e precisos.

Há também a possibilidade de se utilizar um Espectrofotômetro de emissão óptica por plasma indutivamente acoplado, que é mais sensível que o EAA e realiza análises multi elementares.

Para quantificação de K e Na, o equipamento mais utilizado é o Fotômetro de chama. Com foco na determinação de fósforo, boro, alumínio, enxofre, silício, matéria orgânica e qualquer metodologia que seja colorimétrica existe o espectrofotômetro UV-VIS, que pode ser associado a um fluxo contínuo para facilitar e agilizar a leitura das amostras. Já para facilitar a lavagem de pipetas há o conjunto lavador de pipetas, que proporciona grande economia de tempo e maior funcionalidade.

Ao longo dessa série, foram evidenciados equipamentos para realizar com precisão e qualidade a maioria das análises referentes à química e física de águas. Para saber mais sobre os processos de análise da água voltada ao consumo e os equipamentos utilizados para garantir a sua qualidade, baixe já o material completo e exclusivo sobre o tema.