Blog

Mesa agitadora: Como definir o modelo ideal para sua aplicação

mesa agitadora,aplicação,tecnal

Uma mesa com agitação é uma plataforma horizontal que tem como objetivo agitar líquidos ou soluções químicas a velocidades e intensidades diferentes em diversos processos em um laboratório.

 

O sistema de agitação é feito através de um mecanismo interno que permite que a plataforma realize o movimento de três formas diferentes: oscilante, orbital ou pendular.

 

O sistema interno da mesa com agitação pode ser constituído com dois tipos de motores:

ü    Motor de indução

ü    Motor de escovas

 

O motor de indução funciona exclusivamente como corrente alterna contínua e é indicado para aplicações que exigem maiores períodos de tempo de utilização ininterrupta.

 

O motor de escovas possui bobinas com motores monofásicos ligadas em série que permitem que este tipo de mesa trabalhe por um período reduzido de utilização ininterrupta.

 

Existem diferentes áreas científicas em que as mesas agitadoras podem ser utilizadas, por exemplo, os laboratórios de biologia, química, solos, arquitetura civil, indústrias de alimentos, entre outros.

 

A definição de modelo ideal para um laboratório depende da necessidade e do tipo de aplicação que se pretende trabalhar com a mesa agitadora. A seguir apresentaremos os aspectos a serem levados em consideração.

 

Aspectos importantes no momento de definir sua mesa agitadora:

ü    A escolha de uma mesa com agitação dependerá do setor e tipo de processo laboratorial. A homogeneização, dissolução, reações químicas, extração e eficiência são os primeiros parâmetros que permitirão definir a mesa com agitação.

ü    Em um laboratório, quando se precisa de agitação e homogeneização em uma amostra líquida, a capacidade de agitação, velocidade e capacidade de controle dessa velocidade são aspectos importantes no momento de escolher uma mesa com agitação.

ü    Ao definir a mesa com agitação ideal para um determinado processo, a estabilidade e segurança são essenciais. A estabilidade deve ser suficiente para suportar o recipiente junto com a amostra, sem riscos de deslocamento ou quedas, garantindo a segurança do usuário e do processo.

ü    O tempo de agitação também é importante no momento de definir a mesa com agitação ideal, pois o tipo de motor vai estabelecer o tempo de trabalho do equipamento e do processo. 

ü    Os materiais da mesa devem ser resistentes e duráveis, as mesas devem ser construídas para ter a capacidade de suportar o peso das amostras e o movimento contínuo. Além de oferecer comodidade ao analista e acessibilidade, para observar as amostras ou recipiente durante o processo de agitação. Assim, será possibilitada a adição de reagente no momento em que o processo exija tal ação.

ü    O tamanho da mesa e o uso serão determinados pela necessidade e espaço disponível no laboratório ou ambiente de trabalho.

ü    Sempre entrar em contato direto com o fabricante para esclarecimento de dúvidas e consultas das especificações técnicas. Assim, pode-se verificar se o equipamento atende aos requisitos da sua aplicação.

 

Alguns modelos de mesas com agitação

Na Tecnal contamos com diferentes modelos de mesas que atendem de acordo com suas especificações e aplicações. A seguir, listamos alguns modelos disponíveis:

 

Mesas agitadora com movimento orbital

Em alguns laboratórios de alimentos e solos, as mesas com agitação orbital permitirão controlar o tempo de agitação. Os modelos TE-141TE-145 e TE-1400 são usados para agitar amostras dentro de um Erlenmeyer, funil de separação ou outros recipientes, por períodos de até 8 horas.


Mesas agitadoras com movimento oscilante

Este tipo de mesa com agitação oscilante é utilizado para mescla de líquidos facilmente imiscíveis e que não demandem muito tempo de agitação para sua homogeneização. O modelo TE-143 é usado para agitação de amostras sobre uma bandeja de alumínio. 

Mesas agitadoras com movimento pendular

As mesas com agitação pendular podem ser usadas para diferentes amostras e aplicações. O modelo TE-240/1 é utilizado para agitar amostras por longos períodos, permitindo uma completa homogeneização. 

Considerações finais

Dependendo da área de aplicação, como por exemplo indústrias químicas, farmacêuticas, alimentos, cosmética e pesquisa científica, a escolha da mesa ideal para realizar a agitação de uma amostra dependerá do tipo de amostra e da necessidade do usuário. As velocidades de agitação, o tempo de trabalho, o material da mesa e o tipo de agitação, que poderá ser do tipo orbital, oscilante ou pendular, permitirão eleger a mesa ideal para a sua aplicação. Saiba mais baixando o E-book exclusivo de mesas agitadoras.



Sobre a Tecnal

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial a nível nacional e internacional por meio da fabricação e comercialização de equipamentos científicos. A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável com foco na continuidade e na excelência operacional com prestação de serviços especializados e disseminação de conhecimento. Fale conosco: Telefone/WhatsApp (19)2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui.


Referências bibliográficas

Siva, P; Taquita, J. Procedimento de operação, manutenção e verificação da mesa agitadora pendular. Embrapa. 2008

National Electrical Manufacturers Association. Motors and Generators. Publicação MG1-1993 NEMA. Washington. 1993