Blog

Aplicação e funcionalidades do Scrubber Seco - TE-154/1

aplicação,funcionalidades,scrubber,seco,tecnal

O scrubber seco, modelo TE-154/1 é um sistema de purificação, depuração de gases ácidos ou processos industriais que resultam sendo prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Este equipamento permite capturar os gases emitidos durante os processos laboratoriais e digestão ácidas para que não sejam liberados no ambiente.


Atualmente os diferentes tipos de tratamento envolvem outros modelos de scrubber, no mercado podem ser encontrados duas formas de tratar os gases: no estado úmido para lavagem e no estado seco para remoção dos contaminantes.

 

Scrubber úmido

O processo de depuração via úmida é um sistema comum onde é realizada uma lavagem para purificação dos gases para depois canalizar mediante um meio úmido. Normalmente no scrubber úmido é usado um líquido como a água e aditivo ou produto químico que possa reagir com o gás durante o processo. Um scrubber úmido basicamente é composto de um exaustor, uma central de neutralização e uma bomba centrifuga.

 

Durante o processo, o líquido pulverizado é acumulado no fundo do recipiente, depois é canalizado e coletado para fora da câmara de pulverização para posterior descarte. Como desvantagem neste método, o líquido utilizado não pode ser reutilizado ou liberado no ralo de forma direta, os diversos materiais emitidos estão dentro da classificação tóxica e pelas normas ambientais não são permitidos a expulsão deles sem tratamento prévio. Como vantagem, permite remover contaminantes difíceis de tratar pelo método seco como, por exemplo, mercúrio.

 

Scrubber Seco

É um método que não utiliza água como sistema de lavagem de gases. O scrubber seco garante o tratamento correto dos gases e vapores lançados na atmosfera, contribuindo para maior proteção ao meio ambiente. O scrubber permite durante o processo de digestão neutralizar e diluir gases, vapores ácidos e solventes de evaporadores rotativos.

 

Nos processos de depuração a seco, são utilizados diversos reagentes que permitem a neutralização de materiais perigosos por meio de reações químicas, que podem reagir ou se acumular para depois ser capturado pelas partículas. Cada reagente pode ter efeito distinto e dependerá do material final.

 

Como vantagem, este tipo de processo produz pouco material residual se comparado com o processo no úmido.

 

Principais aplicações:

Alimentos

Ambiental

Águas e efluentes

Ciência de plantas e solos

Química e petroquímica

 

scrubber Seco, modelo TE-154/1 foi desenvolvido pela Tecnal. O equipamento permite ter um tratamento correto dos vapores, além de ser fácil a sua operação.

 

Esses vapores são neutralizados em meio básico com hidróxido de sódio. Uma vez que os vapores são neutralizados passam por carvão ativado com a finalidade de eliminar odores.

 

O TE-154/1 também é utilizado para neutralizar, diluir gases e vapores ácidos produzidos durante digestões oxidativas (exceto nítrico-perclórica) ou processos similares.

 

Além do Scrubber Seco, a digestão ácida e outras tarefas laboratoriais devem ser conduzidas dentro da capela de exaustão de gases, modelo CE-0710 garantindo total segurança ao analista e ao meio ambiente. 

 

A neutralização completa é realizada através de três etapas:


Ø Condensação: acontece com a circulação da água 

Ø Neutralização: os vapores são borbulhados em uma garrafa, permitindo a neutralização com hidróxido de sódio

Ø Passagem por carvão ativado para a neutralização e eliminação de odores

 

O Scrubber é um equipamento importante no processo de determinação de nitrogênio/proteína, pois reduz o impacto na geração de resíduos.

 

Suas principais funções são:  

Ø Neutralizar vapores da destilação 

Ø Neutralizar gases gerados na digestão  

Ø Neutralizar o ácido na titulação 

 

Benefícios e vantagens

Ø Garante maior segurança ao analista e ao meio ambiente ao neutralizar os gases e vapores gerados previamente a eliminação/expulsão

Ø Fácil operação e manuseio

Ø Equipamento silencioso

Ø Garrafa neutralizadora removível facilitando o reabastecimento do agente neutralizante e coleta de condensado

Ø Equipamento silencioso comparado ao modelo similar

Ø Proporciona economia de água se utilizado em conjunto com um banho termostatizado

Ø Equipamento compacto, ocupando pouco espaço na bancada

Ø Equipamento em aço carbono com pintura eletrostática e tratamento anticorrosivo que proporciona alta resistência e fácil assepsia.

Ø Capacidade para dois blocos digestores, macro e micro.


Recomendação

Como recomendação durante o uso do Scrubber Seco, modelo TE-154/1 deve-se acoplar uma bomba de vácuo, modelo TE-0582 e um banho termostatizado, modelo TE-2005/1 para o resfriamento do condensador. O banho vai promover grande economia da água, além de gerar o esfriamento do sistema de condensação.


Sobre a Tecnal

        A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação de serviços especializados e da disseminação do conhecimento. A empresa busca crescer de maneira inovadora         e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: Telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui.


Referências

Tena, Oscar. (2022). Combustibles marinos, emisiones contaminantes y sistemas de limpieza de gases de escape. Análisis de un sistema de limpieza de gases escape mediante urea en un remolcado. Acesso em: 15 de março. Disponível em: <https://upcommons.upc.edu/bitstream/handle/2117/370884/172522_TFM_Ultimo_2_Oscar_Lorenzo_.pdf?sequence=1&isAllowed=y>

San Alonso, Guillermo E. (2019): Planificación de la instalación de scrubber en una carga rodada. Universidad de Cantabria.