Blog

Biotecnologia vegetal no cultivo de Cannabis para fins medicinais

biotecnologia,cultivo,medicinal,cannabis

O cultivo em ambiente controlado é recomendado para obtenção de plantas com composição química desejável visando a extração de canabinóides para indústria farmacêutica.


Atenção: A Tecnal não apoia a comercialização e nem o cultivo ilegal de Cannabis, assim como não estimula qualquer outra prática não permitida pela legislação de cada país.

 


Embora a Cannabis sp. seja umas das plantas mais antigas cultivadas pelo homem, o interesse tem crescido recentemente para uso terapêutico, devido as suas propriedades farmacológicas, cientificamente comprovadas.

 

Os canabinóides e os produtos contendo canabinóides criaram um novo mercado em ascensão, devido a legalização da Cannabis em diversos países para fins medicinais.  

 

Mesmo possuindo propriedades farmacológicas, a Cannabis é uma planta bastante controversa e polêmica, sendo considerada droga ilícita em diversos países, em função de elementos tóxicos e psicoativos nos seus compostos.

 

Dentro do gênero, a Cannabis sativa e Cannabis indica são geralmente bem conhecidas, enquanto a Cannabis ruderalis é frequentemente negligenciada devido à sua capacidade limitada de produzir compostos ativos. Embora a classificação genética e fenotípica da espécie ainda esteja em discussão, é comum diferenciar as subespécies em função dos seus compostos químicos.

 

Canabinóides

Os canabinóides são os principais compostos quimicamente ativos encontrados na planta, e são classificados em dois grupos, psicoativos e não psicoativos, este último conhecido como o principal componente extraído para fins terapêuticos.

 

Dentre os canabinóides, o delta nove-tetraidrocanabinol (Δ9-THC) – psicoativo e o canabidiol (CBD) - não psicicoativo, são os mais abundantes, dependendo da subespécie de Cannabis e das condições de cultivo.

 

A composição química das plantas pode variar dentre as espécies do gênero Cannabis sp.  em função dos fatores genéticos, condições ambientais, maturação da planta., etc. Dessa forma, visando a produção de canabinóide para uso farmacêutico, é adotado o cultivo das plantas em ambiente controlado a fim de obter um quimiotipo desejável, garantir plantas similares e com boa qualidade.

 

Com o aumento na demanda por produtos derivados de Cannabis, há um interesse crescente na área de biotecnologia vegetal, através de técnicas de cultivo aprimoradas para uma propagação eficaz, assim como melhores técnicas de extração dos compostos ativos, para uso farmacêutico.

 

Cultura de tecidos vegetais

A cultura de tecidos vegetais ou cultivo in vitro é uma ferramenta útil que tem sido empregada para produção de mudas, para complementar o melhoramento convencional por meio da micropropagação em larga escala de clones, desenvolvimento de variedades com níveis aprimorados de metabólitos secundários (canabinóides), sendo atrativo para aplicações industriais farmacêuticas.

 

Empresas experientes, que trabalham comercialmente com Cannabis, desenvolveram técnicas de cultura de tecidos e micropropagação nas últimas décadas. No entanto, a maioria das conquistas in vitro são mantidas como segredo comercial, devido à vantagem competitiva.

 

O objetivo do laboratório de cultura de tecidos vegetais é empregar um conjunto de técnicas para a manutenção e cultivo de células, tecidos ou órgãos vegetais sob condições estéreis e controladas em meio de crescimento de composição determinada.

 

A padronização da temperatura, umidade e luminosidade proporciona maior padronização e menor perda de material vegetal, por garantir uma condição adequada de crescimento e desenvolvimento das plantas.  Abaixo, alguns equipamentos necessários para o laboratório ou b:

 

- Autoclave: utilizada para esterilização de meios de cultura, água e outros materiais.


- Banho Maria digital, modelo TE-054-MAG o TE-056-MAG: preparo de meio de cultura.



- Capela de exaustão de gases: preparo de soluções e reagentes, garantindo segurança ao analista.



- Cabine de fluxo laminar: utilizada para a manipulação asséptica do material vegetal e inserção do meio de cultura no frasco.



- Câmara de crescimento de plantasimportante para conservação de plantas matrizes, que serão utilizadas para fornecer o explante, utilizado início a micropropagação.



- Sala climática:  solução totalmente customizável com grande capacidade de armazenamento com a precisão de controle de uma câmara climática.



- Destilador de água osmose reversa: para remoção de impurezas orgânicas e inorgânicas.


- Estufa de secagem e esterilização, modelo TE-393/80L o TE-393/180L: secagem de vidrarias e materiais utilizados no processo.



- Incubadora com agitação orbital: necessário para cultivos em meios líquidos que necessitem ficar sob agitação constante.



- Microscópio estereoscópiomuito utilizado para etapa de limpeza clonal.



Além disso, são utilizados equipamentos gerais para o preparo de soluções como agitador magnético com aquecimento, modelo TE-0854 e sem aquecimento, modelo TE-089, agitador de tubos, modelo AP-56/1, medidor microprocessado de pH, modelo R-TEC-7/2-MP e chapa aquecedora.



Para saber mais sobre o cultivo e extração e separação dos compostos bioativos nas plantas, acesse o  e-book.



 

Sobre a Tecnal

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação serviços especializados e da disseminação do conhecimento. A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: Telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui.

 

Referência

LÓPEZ, G. E. A.; BRINDIS, F.; NIIZAWA, S. C.; MARTÍNEZ, R. V. Cannabis sativa l., una planta singular. Revista Mexicana de Ciências Farmacêuticas, v. 45, n. 4, 2014

McPartland, J. M. (2018). Cannabis systematics at the levels of family, genus, and species. Cannabis and cannabinoid research, 3 (1), 203-212