Blog

Rizosfera: o paraíso dos microrganismos multifuncionais

rizosfera,microrganismos,solo

A rizosfera, localizada abaixo da superfície do solo, é a camada mais próxima do sistema radicular vegetal. Esta fina camada de aproximadamente 3mm é um centro de atividade biológica, química e física que envolve a estrutura viva das raízes das plantas.

 

A rizosfera tem o poder de aumentar a população de microrganismos, controlar o pH do solo liberando íons de hidrogênio, influenciar nas interações microbianas, além de elevar a disponibilidade de nutrientes. 


Microrganismos X Metabólitos

As raízes das plantas são umas das principais vias de colonização de microrganismos e é na rizosfera onde as raízes liberam grande quantidade de metabólitos (aprox. 30% de seus fotoassimilados), a partir de seus exsudatos radiculares.

 

Os metabólitos liberados atuam como sinais químicos para os microrganismos se deslocarem para a superfície da raiz, servindo como alimento para os microrganismos, permitindo que eles se multipliquem e colonizem as raízes.

 

As populações microbianas atraídas pelos metabólitos liberados, desempenham um papel fundamental no funcionamento das plantas, influenciando na sua fisiologia e desenvolvimento, proporcionando inúmeras vantagens as plantas que atuam como hospedeiras, exercendo um papel vital para uma agricultura sustentável.

 


Rizobactérias

Dentre os microrganismos que habitam a rizosfera, estão as bactérias, designadas como rizobactérias, sendo capazes de colonizar a rizosfera com muita eficiência.

 

Apresentam uma vantagem competitiva em comparação aos outros microrganismos que colonizam as raízes, pois sua velocidade de crescimento é superior aos demais, e atuam protegendo a planta de outros microrganismos patogênicos, promovendo o seu crescimento.


As rizobactérias promotoras do crescimento (PGPR) promovem uma série de benefícios as plantas através de diferentes processos biológicos.

 

Estas bactérias geram diversas enzimas para mineralização de elementos essenciais ao crescimento das plantas, como fósforo, nitrogênio, enxofre, convertendo-os em uma forma disponível para os vegetais.

 

Devido aos inúmeros benefícios que proporcionam às plantas, o uso desses microrganismos tem crescido, principalmente por representarem uma alternativa na redução do uso de fertilizantes sintéticos e pesticidas, contribuindo para a sustentabilidade agrícola

 


             Fungos

             Além das bactérias, os fungos também colonizam as raízes das plantas e são tão importantes quanto as bactérias.

 

São organismos que geralmente crescem em estruturas filamentosas, mais conhecidas como hifas. Esses fungos tem o potencial de interferir na ciclagem de nutrientes, no aproveitamento das reservas de água no solo, no controle de doenças e na degradação de matéria orgânica.

 

Os fungos presentes no solo são classificados como:

 

§  Decompositores: convertem o material orgânico em biomassa, degradam celulose e lignina. São de grande importância por acumular matéria orgânica rica em ácidos húmicos.

 

§  Patógenos ou parasitas: colonizam as raízes e outros órgãos das plantas, causando doenças ou até a morte. Algumas espécies dessa classe atuam como agente de controle biológico.

  

§  Mutualistas: mais conhecidos como micorrízicos, são aqueles que colonizam as raízes, formando uma associação simbiótica com as raízes da maioria das plantas, estendendo metros de distância as raízes transformando-se em uma pseudo raiz, com capacidade de mobilizar à distância fósforo e outros elementos.

  

       Os fungos presentes no solo e na rizosfera produzem enzimas relacionadas à defesa, fitormônios, compostos defensivos que controlam o crescimento de micro e macrorganismos patógenos, auxiliando a planta no enfrentamento dos estresses bióticos e abióticos.

 

       O maior desafio agrícola de hoje é satisfazer a crescente demanda por proteção e produção de safras sem prejudicar o ecossistema natural. É evidente que mais do que nutrir a planta, é necessário nutrir o solo.

 

       O solo é composto por milhões de organismos vivos que trabalham a favor das plantas, e precisa ser nutrido.   A partir de uma boa nutrição biológica, o solo estará em equilíbrio e com isso será possível aumentar a produtividade agrícola.


            Sobre a Tecnal

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação serviços especializados e da disseminação do conhecimento. A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: Telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui.