Blog

11 tipos de moinhos e suas principais aplicações

moinhos


Embora os moinhos sejam equipamentos básicos em laboratórios e rotinas analíticas de diversas áreas, a escolha do modelo adequado está relacionada às características da amostra assim como a especificação técnica do equipamento, garantindo que o processo de moagem seja eficiente e proporcione resultados finais precisos e padronizados.

 

MOAGEM

A primeira etapa de uma análise laboratorial é submeter a amostra a um tratamento adequado visando sua preparação para os passos subsequentes da análise. Quando se trata de amostras sólidas, os processos de pré-tratamento são geralmente de natureza física, sendo a moagem uma das técnicas mais importantes.

A moagem consiste na fragmentação da amostra a fim de reduzir o tamanho da partícula, consequentemente aumentando a área superficial da amostra facilitando as etapas posteriores, tais como extração, aquecimento, resfriamento, desidratação etc.  Essa operação tem por objetivo aumentar a eficiência das etapas sucessivas de preparo por promover maior interação da amostra com os reagentes, além de melhorar a uniformidade das partículas, de forma a auxiliar uma melhor homogeneização da amostra, bem como uma melhor separação do componente a ser analisado.

De forma geral, a moagem tem como objetivo adequar a amostra a uma metodologia analítica, promovendo melhorias no processo de análise, porém, a escolho do moinho depende do tipo de amostra e exigências do método.

 

MOINHOS

Os moinhos podem apresentar rotor de facas (indicado para moagem de materiais fibrosos ou maleáveis) e rotor de martelos (para preparo de amostras quebradiças ou rígidas. Na moagem por fluxo contínuo, moinhos Tecnal modelos TE-330/1, R-TE-625, R-TE-633, R-TE-648, R-TE-650/1, R-TE-651/2, R-TE-680, a amostra é inserida no funil que se localiza na parte superior, passando pela trituração e é liberada na parte inferior, por meio de peneiras com granulometrias específicas: 10, 20 ou 30 MESH.

Em outros casos, como os modelos R-TE-350, TE-631/4, TE-645/1 e TE-500/1 o processo de moagem é por batelada, sendo necessária a abertura do local de moagem (cuba, copo ou jarro) após a trituração para retirada da amostra. Abaixo, destacamos os principais modelos de moinho:


MOINHO DE SOLOS, modelo TE-330/1: usado na preparação de solos para posterior análise. Possui um coletor de amostras com tela malha de 2,0 mm em aço inox 304 de acordo com a legislação. Tem como diferencial fácil manutenção e higienização, devido à tampa frontal com sistema de abertura para limpeza da câmera de moagem.


MOINHO MICRO PULVERIZADOR, modelo R-TE-350: é indicado para moagem de amostras com alto teor de dureza, como ossos, vidros, calcário, comprimidos, sementes e produtos com baixo teor de gordura. O resultado da moagem é um pó extremamente fino, sendo recomendado para moagem de pequenas quantidades de amostra.


MOINHO DE JARROS, modelo TE-500/1: Utilizado para moagem de diversos tipos de material com aplicação para áreas de pesquisa, mineração, alimentos, agricultura, metalúrgica, cosméticos, etc. A moagem é realizada através de impactos de alta energia entre amostra e as esferas e pelo atrito destas contra a parede do jarro, proporcionando a obtenção de partículas finas/pó.


MACRO MOINHO TIPO CROTON, modelo R-TE-625: indicado para moagem de folhas secas, pellets de plásticos, madeiras, raízes, tubérculos e couros secos de espessura inferior ou igual a 1,5mm. Possui rotor com 6 facas fixas em aço especial de alta dureza e tratamento antioxidante. As facas são de aço especial, produzido e processado para atingir um alto grau de qualidade por ter elevada dureza e alta resistência ao desgaste.


MOINHO MULTIUSO, modelo TE-631/4:  utilizado para moagem de diversos tipos de amostras, como rações, grãos, alimentos em geral e corretivos fertilizantes. A cuba em aço inox 304 de fácil limpeza foi projetada para evitar contaminação cruzada, além de possuir sistema de refrigeração que pode ser conectado a um banho termostatizado, modelo TE-2005, evitando a degradação de amostras termo sensíveis. Possui temporizador para programação do tempo de moagem, proporcionando praticidade.


MOINHO TECMILL, modelo R-TE-633: indicado para moagem rápida de farelos, rações, soja, milho, trigo e arroz, sem aquecimento da amostra. Possui rotores dentados de alta dureza, sendo possível melhorar a eficiência da moagem de maneira simples, através de manípulos que ajustam a distância aquedada entre as facas e o rotor.


MOINHO HOMOGENEIZADOR, modelo TE-645/1: Utilizado na moagem de alimentos (carne, grãos, fibras, salsichas, salames, presuntos, mortadelas, etc.) para análises microbiológicas E demais amostras com teor adequado de umidade, semelhante ao que ocorre em liquidador. Possui como homogeneizador autoclavável em aço inox 316L polido de fácil encaixe e com sistema de vedação e fechamento que garante segurança ao processo e ao usuário.


MICRO MOINHO TIPO WILLYE, modelo R-TE-648: é indicado para moagem de pequenas amostras secas de folhas, raízes e tubérculos. Possui rotor com 4 facas fixas em aço especial de alta dureza e tratamento antioxidante além de câmara de moagem em aço cromado com 2 facas reguláveis também em aço especial de alta dureza.


MACRO MOINHO TIPO WILLYE, modelo R-TE-650/1: similar ao modelo anterior, possui câmara de moagem maior e saída de amostra mais ampla, de forma a facilitar a coleta da amostra moída. Possui maior capacidade de moagem, que pode ser cerca de 15 kg/hora, dependendo do material a ser moído e peneira utilizada.


MOINHO DE ROTOR, modelo R-TE-651/2: indicado para moagem de ração, grãos e alimentos em geral. Possui rotor tipo ciclone em aço inox com três pontos de contato e câmara de moagem em aço cromado com 4 facas reguláveis em aço especial de alta dureza e tratamento antioxidante.  Sua saída de amostra é ampla, facilitando a coleta da amostra moída e sua tampa é em acrílico transparente, que permite a visualização da moagem. Possui maior alta capacidade de moagem, cerca de 15 kg/hora, dependendo do material a ser moído e peneira utilizada.


SUPER MACRO MOINHO, modelo R-TE-680: similar os modelos R-TE-648 e R-TE-650/1, porém como câmara de moagem maior, é indicado para moagem de amostras secas de couro, folhas, raízes, tubérculos, madeiras e caules (não superiores a 2cm de diâmetro), pellets de plásticos e outros, em amostras iguais ou superiores a 1,5mm. Possui rotor com 4 facas fixas em aço especial de alta dureza e tratamento antioxidante. Possui tampa espessa em alumínio garantindo segurança na moagem de materiais mais rígidos.


AMOSTRAS X MOINHOS TECNAL

Com o objetivo de fornecer informações relevantes sobre a compatibilidade dos moinhos a determinados tipos de amostra, quando necessário, são realizados testes a fim de verificar qual moinho é adequado para obtenção de resultados satisfatórios e eficientes, de acordo com as necessidades dos clientes e disponibilidade dos equipamentos.

Na Tabela 1, destacamos alguns testes realizados com amostras diversas e os respectivos moinhos utilizados. Cabe salientar, que o fato de um determinado tipo amostra ter sido moída em apenas um dos modelos de moinho não significa que a mesma não possa ser processada em outros modelos. Consulte-nos para maiores informações.

 

Tabela 1. Amostras processadas em moinhos Tecnal.


¹Após tratamento químico e térmico, para utilização em implantes ósseos (odontologia). ²Suplemento alimentar para avicultura. ³Ração Úmida com pedaços de carne cozidos no vapor.

Para mais informações sobre os moinhos Tecnal, baixe nosso e-book exclusivo sobre o tema.



 

SOBRE A TECNAL

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação serviços especializados e da disseminação do conhecimento.

A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br  ou pelo nosso site clicando aqui.