Blog

Evaporador rotativo x concentrador de amostras: entenda as diferenças

evaporador rotativo,concentrador de amostra

EVAPORADOR ROTATIVO

Antes de abordar sobre o evaporador rotativo é importante definir o conceito de evaporação. Evaporação é o processo físico pelo qual uma substância líquida é convertida em gás ou vapor a uma temperatura igual ou inferior ao ponto de ebulição do líquido, sendo um processo endotérmico (onde ocorre a absorção de calor). Também conhecido como Rotaevaporador, o evaporador rotativo se trata de um equipamento que promove a separação de substâncias através da mudança de estado da matéria: evaporação e condensação. Com estes processos, pode-se remover diferentes substâncias, principalmente solventes voláteis.


É um equipamento utilizado para diversas aplicações, empregado no segmento farmacêutico, biotecnológico, químico, alimentício e cosmético, etc. para algumas aplicações como:

  • Concentrar amostras liquidas ou sólidas com baixas concentrações de soluto até que se atinja o ponto de quantificação
  • Recuperar e reciclar solventes após um processo de síntese
  • Separar solventes com pontos de ebulição diferentes
  • Destilações

A possibilidade de manter a temperatura da amostra abaixo do ponto de ebulição faz com que o uso do evaporador rotativos seja vantajoso em amostras termossensíveis, evitando assim sua degradação e de seus compostos.  O processo de funcionamento do evaporador rotativo se dá através das partes que compõe o equipamento e suas funções:

  • Banho maria (1): parte importante acoplada ao evaporador possibilita o aquecimento da amostra (2) e consequentemente fornece energia ao processo que é endotérmico.
  • Sistema de Rotação (3): aumenta a superfície de contanto da amostra com o liquido do banho maria, otimizando a evaporação.
  • Entrada de Vácuo (4): tem função de pressurizar o sistema com a finalidade de otimizar o tempo e reduzir a temperatura de ebulição do liquido, sendo possível com a utilização da bomba de vácuo (modelos TE-058 ou TE-0581), principalmente em amostras termossensíveis.
  • Condensador (5): local onde a amostra entra em estado gasoso e retorna para o estado liquido pelo processo de condensação. A unidade condensadora permite que os compostos mais voláteis evaporem e condensem no balão coletor (7), concentrando a amostra. O banho termostatizado (modelos TE-184, TE-184/1 ou TE-2005) pode ser utilizado para otimizar o resfriamento dos condensadores, conferindo rapidez no processo e redução no consumo de água, já que é um sistema fechado.


Os modelos de evaporadores rotativos TE-210 e TE-211 possuem o mesmo principio de funcionamento, porém apresentam algumas caraterísticas distintas (Tabela 1). No TE-210 a cuba (banho maria) é protegida por um gabinete, o que aumenta a precisão no controle da temperatura da água, pois impede que as oscilações externas afetem a manutenção do aquecimento. Por outro lado, o TE-211 possui um design moderno, compacto, mais leve em relação ao TE-210 e também possui uma ótima precisão.

 

Tabela 1. Características dos evaporadores rotativos da Tecnal




CONCENTRADOR DE AMOSTRAS

Os concentradores de amostra são equipamentos utilizados para a redução do volume de amostras que possuem resíduos de solventes oriundos do processo de extração ou para remoção de interferentes. O funcionamento se dá através de aquecimento e sistema de injeção de gases que promove uma volatilização mais rápida e eficiente do solvente em comparação aos métodos convencionais, normalmente realizados por evaporadores rotativos, onde não é possível concentrar amostras simultaneamente.

Concentradores a vácuo utilizam uma combinação de calor, vácuo e força centrífuga para a evaporação de amostras voláteis. Este método é utilizado para evaporação, secagem, purificação e concentração, especialmente rápida. O ponto de ebulição para a evaporação de líquidos depende da natureza da substância envolvida e da pressão externa. A redução da pressão reduz dramaticamente o ponto de ebulição do solvente, e, portanto, evita o sobreaquecimento das amostras.

Utilizando os concentradores de amostra o processo é realizado rapidamente através de um fluxo de nitrogênio que acelera a concentração e minimiza o dano aos analitos de interesse, protegendo a amostra, sendo utilizado para diversos seguimentos:

  • Alimentos e bebidas
  • Indústria farmacêutica e cosméticos
  • Águas, efluentes, resíduos e demais análises ambientais.
  • Laboratórios clínicos
  • Biotecnologia
  • Toxicologia
  • Isolamento e síntese de substâncias naturais
  • Pesquisa e Desenvolvimento

Além disso, a concentração é uma das etapas primordiais de preparo de amostras para a posterior avaliação dos compostos de interesse por técnicas mais avançadas, tais como cromatográficas e espectrofotométricas. Neste caso, o objetivo deste processo é a separação de interferentes com a obtenção de uma fração rica em compostos de interesse para detecção adequada. Além do mais, haverá um melhoramento no limite de detecção, já que a amostra pode estar muito diluída e, consequentemente, os analitos não estarão disponíveis em quantidade suficiente para permitir a detecção adequada.

Os concentradores de amostra TE-019, TE-0194 e TE-0195 (Tabela 2) possuem estrutura em aço carbono com tratamento anticorrosivo e pintura eletrostática, aumentando o tempo de vida útil do equipamento. Além disso, apresentam um controle de temperatura digital microprocessado com sistema PID de alta precisão, uma das técnicas mais empregadas quando se deseja realizar o controle preciso de variáveis contínuas, permitindo que o sistema opere de forma estável no ponto de ajuste desejado, mesmo que ocorram variações que afetariam sua estabilidade. Essa característica faz com que a temperatura se mantenha homogênea, consequentemente evitando alteração das amostras.

 

Tabela 2. Características dos concentradores da amostra da Tecnal


Saiba mais sobre Concentradores de amostra no E-book exclusivo sobre o tema.



EVAPORADOR ROTATIVO X CONCENTRADOR DE AMOSTRAS

A similaridade entre os dois equipamentos está baseada no fato dos dois equipamentos serem utilizados para concentração de amostras e separação de substâncias, porém ambos possuem especificidades e podem ser utilizados para diferentes aplicações, sendo imprescindíveis em alguns laboratórios, conforme descrito acima.

No concentrador de amostras, o fluxo de nitrogênio aumenta a velocidade de concentração e possibilita a concentração de múltiplas amostras simultaneamente, sendo vantajoso quando se trabalha com um grande número de amostras (o TE-0194 tem capacidade para 50 amostras de 15 ml). O concentrador de amostra TE-0195 tem capacidade para 6 amostras de 200ml, porém para amostras com volume maior, é recomendando o evaporador rotativo, que suporta até 3000* ml de amostra.


* O balão que acompanha o equipamento é de 1000 ml, porém balões com volume superior podem ser adquiridos como item opcional.

 

SOBRE A TECNAL

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação serviços especializados e da disseminação do conhecimento.

A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br  ou pelo nosso site clicando aqui.