Blog

Pesagem das amostras é etapa fundamental no processo de análise de fertilizantes

fertilizantes,análise de fertilizantes,pesagem,amostras,destilador,osmose reversa,balança

Dependendo da quantidade a ser pesada, é necessário um tipo de balança diferente


O processo de análise de fertilizantes é composto pela análise química, em que não é necessária secagem nos fertilizantes minerais sólidos, somente a moagem. Já nos fertilizantes organominerais, a secagem também é necessária. Nos fertilizantes líquidos, apenas é necessário agitação manual para promover sua completa homogeneização.

Uma etapa fundamental é a pesagem das amostras e dos reagentes para as soluções utilizadas. Dependendo da quantidade a ser pesada, é necessário um tipo de balança diferente, semi-analítica ou analítica, como os modelos UX620H (semi-analítica) e ATX224 (analítica).

Para preparo dessas soluções faz-se uso de água de qualidade, que não contenha os elementos a serem determinados, para não influenciar o resultado final de forma errada. Para isso, é necessário o uso de destiladores ou de osmose reversa para se obter a qualidade de água requerida para os ensaios.

DESTILADORES – Como destiladores, é possível utilizar os modelos TE-1782 e TE-1788, que são destiladores de água de vidro; o TE-17823 que é um bi-destilador para melhor qualidade; o TE-2755 e TE-2801, destiladores de água tipo Pilsen.

Há ainda o Osmose Reversa TE-4007/10 e o TE-4008 – Osmose Reversa Automatizada, que contém um barrilete para armazenamento da água com sistema automático de nível, que quando é atingido faz a bomba ser desligada automaticamente.

A escolha do destilador depende do grau de pureza que se pretende obter. Para o armazenamento desta água existem barriletes  de 10 e 20 litros.

Para o preparo de soluções com reagentes ácidos ou voláteis é necessário o uso de uma capela de exaustão.

SAIBA MAIS – Para saber mais sobre os equipamentos para análise de fertilizantes baixe já o material completo e exclusivo sobre o tema!