• Português
  • Español
  • English

Novidades

Pesagem das amostras é etapa fundamental no processo de análise de fertilizantes

 

Dependendo da quantidade a ser pesada, é necessário um tipo de balança diferente

O processo de análise de fertilizantes é composto pela análise química, em que não é necessária secagem nos fertilizantes minerais sólidos, somente a moagem. Já nos fertilizantes organominerais, a secagem também é necessária. Nos fertilizantes líquidos, apenas é necessário agitação manual para promover sua completa homogeneização.

Uma etapa fundamental é a pesagem das amostras e dos reagentes para as soluções utilizadas. Dependendo da quantidade a ser pesada, é necessário um tipo de balança diferente, semi-analítica ou analítica, como os modelos UX620H (semi-analítica) e ATX224 (analítica).

Para preparo destas soluções, faz-se uso de água de qualidade, que não contenha os elementos a serem determinados, para não influenciar o resultado final de forma errada. Para isso, é necessário o uso de destiladores ou de osmose reversa para se obter a qualidade de água requerida para os ensaios.

DESTILADORES – Como destiladores, é possível utilizar os modelos TE-1782 e TE-1788, que são destiladores de água de vidro, o TE-17823 que é um bi-destilador, que destila a água duas vezes, para uma melhor qualidade; o TE-2755 e TE-2801 destiladores de água tipo Pilsen.

Há ainda o Osmose Reversa TE-4007/10 e o TE-4008 – Osmose Reversa Automatizada, que já contém um barrilete para armazenamento da água com sistema automático de nível, fazendo com que quando este seja atingido a bomba desligue automaticamente.

A escolha do destilador depende do grau de pureza que se pretende obter. Para o armazenamento desta água há o barrilete em PVC BP-0301 (20 litros) e o BP-0300 (10 litros).

Para o preparo de soluções com reagentes ácidos ou voláteis, é necessário o uso de uma capela de exaustão. Existem os modelos CE-0720 e CQU-640, CQU-800, CQU-1200 e CQU-1500 – Capela para exaustão de gases, como pode ser visto na Figura 8 um modelo.

SAIBA MAIS – Para saber mais sobre os equipamentos para análise de fertilizantes, baixe já o material completo e exclusivo sobre o tema.

 

 

Tecnal-Inbound-CTA-Ebook
 

Veja Também