• Português
  • Español
  • English

Novidades

Nitrogênio é um dos elementos mais importantes para determinação em fertilizantes

 

Elemento pode ser determinado pelo micrométodo da liga de Raney (método Kjeldahl modificado com a inclusão do catalisador de Raney)

Durante o processo de determinação em fertilizantes, após a amostra ser pesada e depois do preparo das soluções de uso, é necessário que tais soluções sejam adicionadas às amostras. O volume que será dispensado depende do elemento a ser quantificado, porém, para todas as soluções a serem adicionadas nas bandejas de alumínio, pode ser utilizado o TE-290 – Dispensador de 1 alíquota com seringa de vidro ou o TE-297.

Um dos elementos mais importantes para determinação em fertilizantes é o nitrogênio, que pode ser determinado pelo micrométodo da liga de Raney (método Kjeldahl modificado com a inclusão do catalisador de Raney), em que a digestão é realizada em bloco digestor TE-040/25 e a extração em Destilador de nitrogênio TE-0364.

É possível utilizar ainda um macrométodo da liga de Raney (método Kjeldahl modificado com a inclusão do catalisador de Raney) em que a extração pode ser realizada em Bloco digestor TE-008/50 tubo macro e também o Destilador de nitrogênio TE-0364. Ambas as quantificações são realizadas por volumetria, utilizando-se uma bureta automática. Para facilitar o processo de titulação, é possível utilizar um agitador magnético TE-080.

FÓSFORO E POTÁSSIO – Outro elemento determinado na análise química é o fósforo, nas formas total e solúvel. Para os dois procedimentos são utilizados, segundo a metodologia descrita pela EMBRAPA, além da balança, uma chapa aquecedora TE-038 ou TE-038/2, uma centrífuga – Baby II ou Excelsa 2206 e um espectrofotômetro UV-5100, V-5000 ou FEMTO 600S.

Ao espectrofotômetro pode ser associado um TE-034 – Fluxo contínuo para facilitar e agilizar a leitura das amostras. A chapa aquecedora é utilizada em quase todas as determinações, pela necessidade da realização em altas temperaturas.

O potássio é outro elemento encontrado nos fertilizantes que pode ser determinado pelo método volumétrico ou por fotometria de chama. No método volumétrico há a necessidade, em uma etapa da extração, de se filtrar a amostra. É possível utilizar, para agilização deste processo, o TE-0591 com uma bomba de vácuo TE-0581.

Na etapa da quantificação/determinação pelo método volumétrico utiliza-se uma bureta automática e por fotometria de chama utiliza-se um Fotômetro de chama.

SAIBA MAIS – Para saber mais sobre os equipamentos para análise de fertilizantes, baixe já o material completo e exclusivo sobre o tema.

 

 

Tecnal-Inbound-CTA-Ebook
 

Veja Também