Blog

Análises da água são divididas em biológicas e físico-químicas

água,análises,análise de água,análise biológica,análise físico-química

A análise da água a ser consumida é de fundamental importância, pois permite verificar a presença de microrganismos ou substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde. Existem diferentes tipos de água e, por isso, várias legislações focadas no controle, porém os equipamentos utilizados nestas análises são praticamente os mesmos.

As análises são divididas em biológicas e físico-químicas. Nas biológicas são feitos exames bacteriológicos onde se verifica principalmente a presença de bactérias do grupo coliforme. Nas análises físico-químicas determina-se, entre outros, o gás carbônico livre, pH, cloretos, alumínio e fluoretos, e alguns dos parâmetros avaliados são a medição da condutividade, do pH, da turbidez e BOD (demanda bioquímica de oxigênio)

MÉTODOS –  A maioria dos laboratórios brasileiros utiliza os métodos disponibilizados pela Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) por meio do Manual Prático de Análise de Água (2013) e pelo Manual de Procedimentos de Amostragem e Análise físico-química de Água (2011) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

As análises biológicas são realizadas para se determinar a presença de bactérias, como coliformes totais, termotolerantes, e Escherichia coli.  Antes de qualquer etapa é preciso autoclavar os materiais que serão utilizados com autoclaves verticais ou horizontais.

Para saber mais sobre os processos de análise da água voltada ao consumo e os equipamentos utilizados para garantir a qualidade baixe já o material completo e exclusivo sobre o tema.