Blog

Nitrogênio desempenha papel fundamental no metabolismo vegetal

Nitrogênio

O nitrogênio é um elemento muito demandado pelos vegetais, uma vez que é constituinte de proteínas. Desempenha um papel fundamental no metabolismo vegetal e é essencial para estrutura e funções nas células e para todas as reações enzimáticas, além de fazer parte da molécula de clorofila (fotossíntese) e ser um componente de vitaminas.

O nitrogênio é um dos componentes químicos das proteínas, que desempenham um papel importante em nosso organismo, ao fornecerem materiais para a construção e para a manutenção de todos os órgãos e tecidos e participarem da formação de hormônios, enzimas e anticorpos.


DETERMINAÇÃO DE PROTEÍNA – A determinação da proteína em uma amostra é baseada na determinação de nitrogênio, realizada em setores como alimentos, ambiental, solos e automobilístico. No caso dos alimentos, os níveis de proteínas devem estar adequados nos alimentos para uma dieta balanceada. Proteínas exercem ainda importantes propriedades funcionais no próprio alimento, como características de textura.

No que se refere ao setor ambiental, é necessário verificar os níveis de proteínas em folhas e grãos. Por exemplo: a qualidade de grãos de cevada para a produção de malte é prejudicada quando o teor de proteínas no grão ultrapassa o índice de 12%.

Quanto aos solos, o nitrogênio encontra-se principalmente na forma orgânica. O nitrogênio orgânico é transformado em amônia, que é oxidada para nitrato, um bom indicador da atividade biológica e da fertilidade do solo.

Já no setor automobilístico, é utilizado para determinar compostos orgânicos voláteis de materiais como tecido, plástico e borracha. Possuem alta pressão de vapor, o que faz com que se transformem em gás ao entrar em contato com a atmosfera, gerando o conhecido “cheiro de carro novo”, tão apreciado pelos clientes.


DETERMINAÇÃO DE NITROGÊNIO – Para determinação de nitrogênio, foram desenvolvidos os métodos Dumas, Luminescência e Kjeldhal. O Método Dumas foi o primeiro descrito para análise de nitrogênio e proteína, realizado por meio da utilização de temperaturas elevadas, levando à oxidação total da amostra na presença de oxigênio e à imediata redução dos óxidos de nitrogênio e a conseqüente detecção do nitrogênio molecular produzido. Pode apresentar divergências em seus resultados, devido à baixa quantidade de amostra utilizada.

No caso do Método Luminescência, trata-se de um fenômeno caracterizado pela emissão de luz de uma molécula que estava no seu estado excitado. Existem três tipos de luminescência que são utilizadas em análise de gases: a fotoluminescência, normalmente conhecida como fluorescência, a quimiluminescência e a fotometria de chama. Um fator que pode dificultar a análise na quimiluminescência é a presença de interferentes.

Já o Método Kjeldhal fundamenta-se na destruição da matéria orgânica com ácido sulfúrico concentrado, em presença de um catalisador com ação de calor, com posterior destilação e titulação do Nitrogênio proveniente da amostra. Vantagens: simples, preciso, baixo custo, modificado para análise de microgramas de proteína (micro Kjeldhal).

Nesse método são utilizadas maiores quantidades de amostra e, assim, apresenta menor chance de erros. O processo reúne equipamentos de fácil manipulação e alguns acessórios para obtenção do resultado procurado, como o destilador de nitrogênio, que é responsável pela destilação da amostra previamente digerida no bloco digestor. O destilador de nitrogênio, TE-0364, da Tecnal possui entradas de água independentes para caldeira e condensador, sendo o mais adequado para o processo.


SAIBA MAIS – Para saber mais sobre processos de determinação de nitrogênio e proteína e os equipamentos utilizados para garantir a sua qualidade, entre em contato conosco.