• Português
  • Español
  • English

Novidades

Etapas importantes na análise de águas

 

Conheça os equipamentos necessários para que a análise seja devidamente seguida

Uma das etapas da análise de água para o consumo é o preparo das amostras para posterior contagem das bactérias, em que utiliza-se uma estufa bacteriológica ou uma Incubadora, um banho-maria e também um agitador de tubos.

Já no preparo dos meios de cultura e das soluções utilizadas na análise, utilizam-se balanças analíticas e de precisão. Para a contagem das colônias, é usado um contador de colônias.

Pode-se utilizar também, durante as análises, um agitador magnético com aquecimento, capela de exaustão de gases, estufa para secagem de vidraria e forno mufla para retirar impurezas dos materiais, ou mesmo em análises gravimétricas.

Para o preparo de soluções é necessário água de qualidade, que não contenha os elementos a serem determinados, a fim de evitar erro no resultado final. Por isso, faz-se necessário o uso de equipamentos que a purifiquem, com a finalidade de se obter água com a qualidade requerida para os ensaios.

EQUIPAMENTOS QUE PURIFICAM A ÁGUA – Os destiladores e as osmoses reversas são alguns destes equipamentos e é possível utilizar destiladores de água de vidro, bi-destiladores que destila a água duas vezes, para uma melhor qualidade; destiladores de água tipo Pilsen, e também a Osmose Reversa Automatizada, que já contém um barrilete para armazenamento da água com sistema automático de nível, sendo desligado automaticamente quando este é atingido. A escolha do equipamento depende do grau de pureza que se pretende obter.

Para o armazenamento desta água há o barrilete de 10 e 20 litros.

Para saber mais sobre os processos de análise da água voltada ao consumo e os equipamentos utilizados para garantir a sua qualidade, baixe já o material completo e exclusivo sobre o tema.


Veja Também