• Português
  • Español
  • English

Novidades

Complexidade das matrizes e exigência de produto determinam metodologia em um biorreator

 

Eficiência é marca de equipamentos produzidos pela Tecnal

 

A metodologia de trabalho em um biorreator varia de acordo com a complexidade das matrizes ou com a matéria-prima escolhida, que pode ser, por exemplo: cana-de-açúcar, sorgo sacarino, melaço, vinhaça, uva, laranja, cevada, trigo, milho, amido, soja, algodão, palha, bagaço cana, resíduos de madeira, polímeros entre outros. É variável também segundo a exigência do microrganismo e do produto que se deseja obter.

Após a definição da matéria-prima, é necessário o preparo do meio de cultivo com nutrientes que influenciarão o rendimento final do produto. São utilizadas fontes de carbono, como açúcares, polissacarídeos e lipídios; e também fontes de nitrogênio, como aminoácidos e proteínas e sais minerais.

FERMENTAÇÃO – O processo de fermentação em um biorreator é iniciado após realizado o inóculo do agente fermentativo com o meio de cultivo previamente esterilizado. O inóculo é uma solução concentrada do microrganismo que se deseja cultivar. É possível destacar como principais microrganismos (ou agentes fermentadores) leveduras, bactérias, fungos e microalgas.

Ao longo do processo, os parâmetros de controle são monitorados e, quando necessários,  corrigidos pelo software do biorreator, por meio do qual é possível aindafazer novas configurações e calibrações, visualizar gráficos, arquivar e exportar os dados para posterior análise de resultados. A fermentação tem como objetivo a obtenção dos chamados “bioprodutos”, que são provenientes de várias reações bioquímicas durante o processo.

A Tecnal Equipamentos Científicos produz biorreatores com eficiência reconhecida no mercado, que atendem todas as exigências, enquadrando-se perfeitamente em indústrias e laboratórios.

 

SERVIÇO

A Tecnal Equipamentos Científicos fica na Rua João Leonardo Fustaino, 325, no Distrito Industrial Uninorte, em Piracicaba (SP). Os telefones são (19) 2105-6161 e (19) 3917-1008 e o e-mail é contato@tecnal.com.br. Mais informações: www.tecnal.com.br

 

Tecnal-06-Inbound-CTA

Veja Também