• Português
  • Español
  • English

Novidades

Análises da água para consumo reúnem diferentes parâmetros de avaliação

 

Entre os parâmetros avaliados estão o oxigênio dissolvido e amônia e nitrato

A técnica de volumetria é muito utilizada em análises de água, como, por exemplo, determinação de Oxigênio Dissolvido (OD), Demanda Química de Oxigênio (DQO) e alcalinidade da água. Para estas determinações, utiliza-se uma bureta digital portátil ou o Titulador de pH/viragem.

Para que alguns elementos sejam determinados, é necessário o uso de uma centrífuga para separar o sobrenadante do precipitado, e também de concentradores, que diminuem o volume de amostra para posterior quantificação, concentrando os analitos de interesse.

AMÔNIA E NITRATO – Uma das determinações que pode ser requerida em águas é a de amônia e nitrato. Pode-se utilizar para esta análise o Destilador de Kjeldahl, o Destilador de nitrogênio/proteína e o Digestor de Kjeldahl.

Para realização do teste de coagulação, utiliza-se um aparelho de Jar-Test. Este ensaio é um procedimento rotineiro em estações de tratamento de água para determinar a dosagem dos produtos químicos utilizados no tratamento.

Podem ser realizadas ainda análises de óleos e graxas, cianetos e fenóis em águas. Os equipamentos utilizados para estas análises contêm capacidade para realizar várias amostras simultaneamente, o que agiliza e facilita o processo. São eles o Determinador de gordura (Goldfish), o Destilador de cianeto e o Destilador para análise de fenóis.

Utiliza-se o analisador de O2 dissolvido para determinar oxigênio dissolvido em água, que mede temperatura e oxigênio dissolvido simultaneamente usando transmissões de alta precisão e tecnologia polarográfica comprovada da YSI.

Para saber mais sobre os processos de análise da água voltada ao consumo e os equipamentos utilizados para garantir a sua qualidade, baixe já o material completo e exclusivo sobre o tema.


 

Veja Também