• Português
  • Español
  • English

Novidades

Água necessita de completa análise antes do consumo

 

Qualidade do bem natural se deteriora cada vez mais rápido no planeta

A água está se tornando um bem escasso, cuja qualidade se deteriora cada vez mais rapidamente. Entre as fontes de contaminação antropogênica mais conhecidas, estão as referentes às águas subterrâneas, geralmente associadas a despejos domésticos, industriais e ao chorume, oriundos de aterros de resíduos.

Nos sistemas de distribuição de água potável, a qualidade pode sofrer uma série de mudanças, gerando uma diferença entre a qualidade da água na torneira e aquela que deixa a estação de tratamento. Tais alterações podem ser causadas por variações químicas e biológicas ou por uma perda de integridade do sistema, acarretando, ainda, a contaminação desta água por metais.

METAIS – Os metais contidos na água são absorvidos pelo organismo humano por meio do trato gastrintestinal. Esta absorção pode ser afetada pelo pH, pelas taxas de movimentação no trato digestivo e pela presença de outros materiais. Outro composto importante, que é cada vez mais encontrado em água de poços, por exemplo, é o nitrato, que pode causar danos à saúde.

A disposição de efluentes industriais que possuem elementos potencialmente tóxicos em fontes hídricas é o maior dos fatores antropogênicos, responsável pela poluição em vários ambientes aquáticos. A natureza geoquímica do solo é um importante fator que causa a poluição por metais, particularmente em fontes de águas subterrâneas. Elementos potencialmente tóxicos em água persistem por mais tempo que poluentes e percolam da superfície para a camada subterrânea de água. Por estes motivos, é fundamental uma completa análise da água para fins de consumo.

ANÁLISE – A análise reúne diferentes etapas sendo a coleta uma delas e, neste momento, sempre que necessário, são realizadas determinações e medições no próprio local como: pH, condutividade, turbidez e oxigênio dissolvido por meio dos equipamentos pHmetro, condutívimetro, turbidímetro e oxímetro. No que se refere a medições de oxigênio, o Oxímetro YSI – PRO ODO proporciona durabilidade e confiabilidade, com tecnologia ótica e luminescente para aplicação em campo ou em laboratório.

Após realização da coleta e do transporte da água de forma adequada, esta chega ao laboratório e recebe uma identificação, sendo condicionada em recipiente apropriado para posterior análise.

 

Veja Também